DetranRS é escolhido pela Senatran para duas câmaras temáticas de assessoramento ao Contran

As Câmaras do Contran têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico para tomada de decisão

O DetranRS foi escolhido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para compor duas de suas seis câmaras temáticas de assessoramento ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no biênio 2022-2024: de Saúde para o Trânsito (CTST) e de Educação para o Trânsito (CTEDUC). Desta vez, a escolha foi feita por processo seletivo, com critérios definidos na Portaria 170/22.

De acordo com o art. 13 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao Contran, integradas por especialistas representantes de órgãos e entidades executivos da União, dos estados e do Distrito Federal e dos municípios, pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito. Têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões daquele colegiado.

O coordenador da área psicológica e médica do DetranRS e titular da CTST, Paulo Afonso Santos Filho avalia que “essa é uma oportunidade de contribuirmos na construção das normativas que regulamentam o trânsito brasileiro, com base na experiência que temos aqui no RS”. A sua suplente é a psicóloga Fernanda Winter.

Já Carla Guglielmi, da direção da Escola Pública de Trânsito da autarquia e membro titular da CTEDUC, aponta que “é muito importante para o DetranRS participar, já que são as câmaras que elaboram as notas técnicas sobre a área de educação para o trânsito do país.

Dos 26 Estados, são apenas cinco detrans escolhidos, sendo que um deles somos nós. A escolha foi por mérito e é uma deferência ao nosso trabalho.

É o DetranRS na elaboração da regulamentação das normas de trânsito, fazendo parte desse seleto grupo. No biênio anterior já fazíamos parte, porém à época a escolha havia se dado por sorteio. Dessa vez veio como reconhecimento”. O membro suplente é a pedagoga Adriana Reston.

Fonte: Detran RS