MAPFRE patrocina os concertos ¡VIVA ESPAÑA! na Sala São Paulo

Entre os dias 19 e 21 de maio, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo irá celebrar a cultura espanhola; canal da Osesp no YouTube transmite ao vivo a performance do dia 20/05.

A MAPFRE é uma das patrocinadoras do ¡Viva España!, série de concertos apresentados pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Entre os dias 19 e 21 de maio, a companhia estará junto da Osesp em três performances dedicadas totalmente à Espanha na Sala São Paulo. O patrocínio é uma das ações da MAPFRE em prol da promoção e do acesso à cultura.

“A MAPFRE é uma empresa espanhola, que se estabeleceu no Brasil há 30 anos. Para nós, é uma alegria destacar a Espanha e sua cultura com um concerto apresentado em um dos locais mais tradicionais de São Paulo”, conta Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE no Brasil. “Nosso objetivo é fortalecer iniciativas que apoiem a cultura, o esporte, a saúde, a proteção dos direitos humanos, entre outros importantes assuntos para a nossa sociedade. Estar junto da Orquestra Sinfônica neste projeto reforça este propósito”, completa.

As apresentações do ¡Viva España! acontecerão nos dias 19 (às 20h30), 20 (às 20h30) e 21 (às 16h30) de maio e os ingressos estão disponíveis neste link. https://s2205.agenciareleases.com/link.php?code=bDpodHRwcyUzQSUyRiUyRm9zZXNwLmJ5aW50aS5jb20lMkYlMjMlMkZldmVudCUyRnRlbXBvcmFkYS1vc2VzcC0yMDIyLWhlcm5hbmRlei1zaWx2YS1hZ3VpcnJlLWRpYXotZS1ndXRpZXJyZXo6MzcwMTg5Mjc4NTplZGltaWxzb24uY29zdGFAc2luZHNlZ3JzLm9yZy5icjpmY2EzNmI=

A performance do dia 20 de maio terá transmissão digital no canal da Osesp no YouTube. https://www.youtube.com/channel/UCNPnih9rC8k4OOKlGdStqRw

Sobre o concerto

A regência ficará a cargo de Manuel Hernández-Silva, com participações do violonista Rafael Aguirre e dos cantores líricos Beatriz Díaz (soprano) e César Augusto Gutiérrez (tenor). Os compositores espanhóis Manuel de Falla e Joaquín Rodrigo capturaram magistralmente a alma da Espanha em suas obras e terão suas músicas apresentadas no ¡Viva España!.

O programa do concerto trará a suíte do celebrado balé O Chapéu de Três Pontas, de Manuel de Falla (1876-1946), baseado em um romance de mesmo nome escrito por Pedro Antonio de Alarcón. A apresentação também reúne o Concerto de Aranjuez, peça adorada de Joaquín Rodrigo (1901-99), que será apresentada apenas no sábado (21), e o Concierto para una Fiesta, também de Rodrigo, que será tocado pela primeira vez no Brasil (na quinta e na sexta-feira, dias 19 e 20).

E, por falar em estreias, o maestro Hernández-Silva e os três solistas farão neste projeto suas primeiras aparições com a Osesp. A Orquestra também interpretará com a soprano Beatriz Díaz e o tenor César Augusto Gutiérrez uma seleção de zarzuelas, um gênero musical tipicamente hispânico e similar à ópera.

Sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp – Criada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina e desde 1999 tem a Sala São Paulo como sede. O suíço Thierry Fischer é seu Diretor Musical e Regente Titular desde 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra.

Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.

Fonte: Letícia Santos I leticia.santos@inpresspni.com.br