Glossário traduz siglas e termos do Sistema Nacional de Trânsito

Material está acessível a todos interessados no Portal da Escola Pública de Trânsito.

ATPV, CRLV, ATAV, VTAV, CDV, AIT, EPIV, CTB. O mundo do trânsito é cheio de siglas e termos quase incompreensíveis para quem não é “do ramo”. Para ajudar os profissionais dos canais de atendimento do DetranRS nesse aprendizado, a Ouvidoria desenvolveu o Glossário de Verbetes de Trânsito, desdobrando todas as siglas e esclarecendo os termos utilizados na legislação e na administração do sistema de trânsito. O material também está acessível a todos interessados no Portal da Escola Pública de Trânsito.

O glossário foi uma sugestão dos servidores Oldemar Steglich e Rosane Uszacki, que fazem parte da equipe responsável pela avaliação dos atendimentos prestados pelas empresas terceirizadas responsáveis pelo atendimento via 0800, Fale Conosco e chat.

É comum que os atendentes, ao ingressarem no exercício profissional, desconheçam esse vocabulário.

O cidadão que demanda os serviços do DetranRS também, muitas vezes, desconhece esses termos e se perde em um grande emaranhado enigmático, o que reforça o estigma da burocracia de difícil acesso.

O glossário busca estabelecer uma comunicação mais efetiva e educativa com os atendentes, na mesma linha da Wiki, a base de conhecimentos construída pelo setor para instrumentalizar o atendimento, que aplica uma redação simples e objetiva.

Vai contribuir também para tornar mais transparente à sociedade essa linguagem que, muitas vezes, parece um dialeto desconhecido para os não-iniciados.

Fonte Detran RS