De acordo com uma reportagem veiculada pelo Jornal da Record nesta quarta-feira (13), alguns consumidores têm sido cobrados mensalmente por Seguro de Vida que. não contrataram, através do débito automático. Só em São Paulo, no primeiro semestre, o Procon registrou um aumento de 35% das reclamações, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A matéria divulgou o caso de Vânia Teixeira, dona de casa, que recebia na fatura todos os meses um desconto que totalizou mais de R$ 1.200. Depois de identificar os débitos irregulares, ela buscou o banco, que respondeu que se tratava de um Seguro de Vida aprovado por telefone. “Não foi nada aprovado”, contou.
A empresa não está registrada no site da Susep, responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros no Brasil.
E nas buscas da internet recebe diversas reclamações por cobranças indevidas, e procurada pela reportagem, afirmou que “atua no ramo securitário há 30 anos e segue todas as normas. O contrato foi feito por telefone e não foi cancelado”.
Vânia diz que, para ela, este é um Seguro de Vida fantasma. “Se meu marido morresse, eu nunca ia saber nada disso”, afirmou.
Christiane Hessler Furck, especialista em direito do Consumidor e Seguros, contou ao JR que nestes casos, além da denúncia, orienta que o consumidor procure a justiça. “É um valor indevidamente cobrado e deve ser restituído”, destacou a advogada.
Fonte: CQCS l Alicia Ribeiro