Liberty Seguros acelera jornada digital para corretores e clientes

Patricia Chacon, CEO da Liberty Seguros Brasil, conversou com o blog Sonho Seguro sobre os temas atuais do setor, como open insurance e mudanças na estratégia diante da pandemia. “A nossa estratégia está pautada no desenvolvimento de uma oferta de seguros ampla e entrega de jornadas fluidas ao cliente e corretor”, afirma. Saiba mais na entrevista abaixo:

Quais os efeitos da pandemia nos resultados da seguradora?
A Liberty investiu fortemente nos últimos anos no segmento de seguros de Vida, desenvolvendo novos produtos, lançando ferramentas digitais de ponta e trabalhando junto com nossos parceiros para aumentar a oferta deste seguro tão importante para o cliente.

O último ano esta linha se viu extremamente impactada pelo Covid; e com o propósito de que o nosso segurado saiba que sempre pode contar com a Liberty, decidimos fazer a cobertura de casos relacionados a COVID desde o início, e mantemos essa cobertura até hoje.

Neste período lançamos o Meu Momento de Vida, plataforma digital que permite ao cliente escolher um seguro muito mais adequado às suas necessidades.

Corretores que usam a plataforma vendem duas vezes mais apólices, sendo um ótimo aliado dos nossos parceiros na diversificação da sua carteira e entrega de uma venda consultiva. Ter uma oferta alinhada às necessidades do cliente e parcerias fortes na distribuição fez com que tenhamos crescido nossa carteira de vida em 19% no primeiro semestre de 2021.

O que mudou na estratégia em razão da pandemia? Entrou em novos nichos? Em novas regiões? Em novos canais de vendas? Quais?
A nossa estratégia, que está pautada no desenvolvimento de uma oferta de seguros ampla e entrega de jornadas fluidas ao cliente e corretor, estava muito alinhada às necessidades de mudanças que vieram com a pandemia. O que houve foi uma aceleração do processo de implementação de algumas ações importantes principalmente com o objetivo de melhorar a experiência dos nossos clientes e parceiros.

Aceleramos nossa transformação digital, com o lançamento de novas funcionalidades no aplicativo de clientes, que registra até junho um aumento de 50% no número de usuários ativos. O cliente encontra no app facilidades para ver seu seguro, avisar um sinistro, chamar uma assistência e até usar um desconto do nosso clube +Liberty.

Desenvolvemos também nosso novo portal para o corretor, que por meio do uso de tecnologia de ponta e inteligência artificial permite ao nosso parceiro ter uma experiência muito mais personalizada para deixar seu dia a dia mais fácil. Os corretores que já o utilizam tem nos relatado excelentes feedbacks, e em breve estaremos com ele em todo o Brasil.

Quando falamos de produtos, a Liberty trabalhou fortemente na personalização dos produtos – como por exemplo o Auto Controle, modelo de seguro pago por quilometragem que estamos pilotando desde o início do ano.

Essas opções personalizadas permitem que o segurado pague de acordo com a sua preferência e necessidade, se tornando, em alguns casos, alternativas mais econômicas que os seguros tradicionais.

O que mudou para clientes e corretores? Cite somente a principal mudança.
O ritmo da transformação digital acelerou muito durante a pandemia, não só com o lançamento de novas funcionalidades, mas com o maior uso daquelas que já existiam.
Hoje, mais de 95% dos nossos kits de boas-vindas já são entregues de forma digital- com o detalhe que eles podem ser personalizados pelo nosso corretor com a sua marca e mensagem para deixar a experiência ainda mais acolhedora.

O segurado conta com a facilidade da vistoria prévia digital. Dobramos durante a pandemia os casos realizados desta forma, que além de poder ser feita na hora e lugar, pode ser executada com toda a segurança para o cliente. Lançamos o pagamento via Pix, expandimos nosso atendimento via WhatsApp e lançamos uma nova experiência de cotação para seguros de residência e comércio e serviços.

Nossa avaliação é que ter ferramentas digitais de ponta permitem que nossos clientes e corretores tenham uma experiência cada vez mais fluida com a Liberty.

Mas quando precisarem, tem também um time de atendimento disponível para os apoiar. Temos muito orgulho de poder dizer que conquistamos pela segunda vez a certificação Great Place to Work- uma boa indicação que estamos no caminho correto, trabalhando tanto para fora como dentro para ser uma empresa de excelência.

Como vê o Open Insurance e quais os desafios e ações para se adaptar às novas regulamentações?
Open Insurance ainda está em fase embrionária, estamos ativamente discutindo junto ao mercado os impactos e as possibilidades que ele trará para o setor de seguros, além das regulamentações que estão em processo de construção a partir da experiência do open banking.

A Liberty Seguros está, entretanto, aberta às mudanças e possibilidades que o Open Insurance e atenta às implicações do modelo na vida dos nossos clientes e parceiros, que fazem uma parte integral da estratégia de sucesso da companhia.

Tem no radar fusões e aquisições para ganhar escala?
A Liberty Seguros não comenta estratégias ou planos futuros.
Fonte: Sonho Seguro