Prevenção ao câncer de mama é tema de iniciativas do GBOEX em outubro

O GBOEX – Previdência e Seguro de Pessoas desenvolve ações durante o mês de outubro com foco na prevenção ao câncer de mama. Boletins informativos incentivando os cuidados e vídeos com informações no IGTV do Instagram da entidade são algumas das iniciativas. Para enfatizar a seriedade do assunto, convidou as médicas Virginia Ribas e Carlen Luz para falar sobre o tema.

Virginia, que é mastologista e oncologista do Centro Integrado de Oncologia (CION), explica que o câncer inicial de mama é, muitas vezes, assintomático e encontrado em uma consulta de rotina. “O mastologista faz a avaliação clínica da mama e segue com a investigação com o exame de imagens, a mamografia e a ecografia mamária. Se, em uma dessas etapas, surgir alguma lesão suspeita, ela é investigada com biópsia, sob a orientação de mamografia e ecografia mamária”, elucida.

Conforme a especialista, a biopsia é feita com agulha grossa, com o mínimo de invasão e é, praticamente, indolor. “Com isso, coletamos material, que é enviado ao patologista e nos dará o diagnostico de certeza sobre a natureza da lesão. Se confirmarmos de que se trata de uma neoplasia maligna, a paciente será encaminhada para uma cirurgia da mama, seguida de radioterapia”, esclarece. Virginia salienta que o tratamento do câncer de mama é multidisciplinar e, às vezes, ainda pode ser necessária a quimioterapia adjuvante ou o hormônio adjuvante.

De acordo com a oncologista, o câncer inicial da mama assintomático possibilita um tratamento conservador da glândula. “Permite atingirmos um elevado índice de cura. Por isso, é importante o diagnóstico precoce na preservação da estética e da vida”, diz.

A médica Carlen Luz, da Clinicentro, ressalta que o Outubro Rosa é uma campanha para prevenção e conscientização do câncer de mama, que ainda causa a morte de muitas mulheres, mas que pode ser detectado precocemente e curado. “Precisamos estar atentas para o surgimento de alterações na mama, mantendo os exames de rotina em dia e fazendo o autoexame. Toque a sua mama para ver se detecta alguma alteração e, se perceber, procure o seu médico para que ele possa conduzir a investigação adequada”, recomenda.

Rede de Convênios – As médicas integram a Rede de Convênios GBOEX, que oferece mais de 6.000 produtos e serviços com vantagens especiais para os associados. Clínicas, farmácias e consultórios de profissionais da saúde, estão na lista de conveniados. Para conhecer os benefícios, acesse o site www.conveniosgboex.com.br, as redes sociais ou o aplicativo GBOEX Integra.
Fonte: GBOEX