Confira as ações do governo do RS no combate ao coronavírus em 19 de maio

O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas na terça-feira (19/5).

Governo lança site que reúne informações sobre coronavírus

Casos confirmados e óbitos, mapa com a ocupação de leitos, modelo do Distanciamento Controlado, legislações e notícias sobre a Covid-19 no Rio Grande do Sul em um único site. Esse conjunto de dados, a partir desta terça-feira (19), é encontrado no endereço coronavirus.rs.gov.br, que se torna referência para informações específicas e atualizadas em tempo real sobre a pandemia no Estado. A novidade foi anunciada pelo governador Eduardo Leite durante a transmissão virtual diária sobre o enfrentamento da Covid-19. “Vivemos um cenário de incertezas e insegurança no Rio Grande do Sul e em todo o mundo, por isso, nos comprometemos desde o início da pandemia com a divulgação de todos os dados, de forma transparente, que embasam as decisões do governo, sempre baseadas na ciência. Por isso, lançamos uma série de sites com diversas informações e, agora, estamos integrando todos eles em um novo portal para facilitar a busca por informações pelos gaúchos”, destacou Leite.

Estado tem mais 270 leitos de UTI habilitados para pacientes de Covid-19

A rede hospitalar do Rio Grande do Sul foi ampliada com a habilitação, pelo Ministério da Saúde, de mais 270 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI), adulto e pediátrico, para atendimento de pacientes de Covid-19. Os leitos, que já estão prontos, foram habilitados por meio do repasse de R$ 34,8 milhões, em parcela única, e passarão a receber pacientes em instituições hospitalares de 24 municípios. Parte desses hospitais está localizada em cidades com gestão plena do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse grupo é administrado pela gestão municipal. Outro grupo é contratualizado com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

CPC da Brigada Militar recebe doação de 2,3 mil máscaras faciais

A parceria com a iniciativa privada segue impulsionando as ações do Estado contra a propagação do novo coronavírus, que fazem do Rio Grande do Sul modelo nacional no combate à pandemia. Nesta terça-feira (19/5), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) recebeu doação de 2,3 mil máscaras de proteção. O material é parte de um lote maior, repassado à Defesa Civil Estadual pela empresa Aduana. As 2,3 mil máscaras, feitas de tecido especial, leve e lavável, com modelador para ajustar no nariz, serão destinadas ao efetivo do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar. A entrega foi realizada na sede da SSP pelo diretor do Departamento de Integração, Planejamento e Política de Segurança (Dips), coronel Márcio Roberto Galdino.

Novo vídeo da série sobre Distanciamento Controlado aborda funcionamento de hotéis

https://i.ytimg.com/vi/kiOUsjzDf10/mqdefault.jpg

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), vem produzindo uma série de vídeos sobre o Distanciamento Controlado. O modelo foi adotado como medida de prevenção para conter a disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul. O novo episódio da série trata sobre as regras para o setor hoteleiro, que tem determinações específicas para funcionamento. Hotéis e pousadas podem operar em todas as bandeiras, porém, na medida em que o grau de risco de contágio de Covid-19 aumenta, a quantidade de quartos disponíveis deve diminuir. Na bandeira laranja (risco médio), os estabelecimentos devem ofertar não mais do que 50% das acomodações. Clique aqui e veja o quarto episódio da série.

Fonte: Governo do Estado do RS – Texto e edição: Secom