Incidência de roubos durante a quarentena

Levantamento de empresa de rastreamento de veículos aponta aumento de roubo e furtos.

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, empresa de rastreamento veicular, as últimas semanas de abril tiveram um aumento expressivo da quantidade de roubos e furtos de veículos. “Considerando o mesmo período de 2019, com circulação social a 100%, comparando com as taxas de isolamento divulgadas pelo Governo do Estado de SP, vemos, proporcionalmente, mais crimes acontecendo”, analisa Boutti. “Podemos afirmar que, nas últimas três semanas, temos cerca de 16% a mais de eventos proporcionalmente que em tempos ‘normais’ e no mesmo período do ano passado”, continua.

Outro dado que chama a atenção é o período do dia no qual ocorreram os furtos/roubos. “Percebemos uma migração do período noturno e madrugada, que agora passou para a tarde. Isso indica que, com o ‘fechamento’ da vida noturna (bares e restaurantes), o crime se adaptou a esse novo cenário”, pontuou Boutti.

“Também observamos diminuição dos crimes às sextas e sábados, migrando para domingos, segundas e quartas. Esse movimento está relacionado à privação das opções de lazer no período de isolamento”, ressaltou.

Fonte: Cesvi Brasil