Com o objetivo de potencializar a mobilidade, a Seguros Sura alerta para cuidados básicos ao se deslocar de bike por vias urbanas.
As bicicletas vêm se transformando em um dos meios de transporte preferido das pessoas que buscam uma alternativa de se livrar do caótico trânsito de veículos das grandes cidades, ou para pessoas que buscam qualidade de vida.
Elas têm se multiplicado pelas ruas, avenidas e, principalmente, ciclovias em uma progressão inimaginável há alguns anos. Junto com essa nova onda, surge a preocupação e, mais que isso, a necessidade de se buscar mais segurança para usuários e pedestres que dividem o mesmo espaço.
A pesquisa “Origem e Destino”, divulgada pelo Metrô de São Paulo recentemente, mostra que o uso da bicicleta como meio principal de deslocamento cresceu 24% desde 2007 na capital paulista, cidade com maior concentração e uso.
Novas regras vêm sendo testadas e implementadas, mas, garantir mais segurança pessoal é sempre uma atitude inteligente. Cada vez mais, torna-se obrigatório o uso do capacete, porém este é apenas um dos itens que previne danos mais severos.
Pensando na importância da mobilidade no dia a dia das pessoas, a Seguros Sura preparou 10 dicas para quem utiliza as bikes para o deslocamento ou mesmo a lazer pela cidade.
Leia mais: Seguro de bicicleta: vale a pena adquirir?
//www.revistaapolice.com.br/2019/05/seguro-de-bicicleta-vale-a-pena-adquirir/
- Utilize sempre os equipamentos de segurança, como luzes dianteiras e traseiras e, principalmente, o capacete;
- Evite transitar com duas pessoas e muito cuidado ao levar crianças, lembre-se de transportá-las em uma cadeirinha própria para bicicleta e não se esqueça do capacete nos pequenos também;
- Respeite a sinalização, semáforos específicos para bikes e faixas de pedestres;
- Cuidado ao estacionar. Deixe a bike em um lugar seguro, mas que não atrapalhe a circulação das pessoas, autos e outros meios de mobilidade;
- Procure pedalar em locais tranquilos para conhecer bem sua bike antes de transitar em vias urbanas;
- Utilize um calçado adequado e confortável (tênis, sapatos sem salto) e não pendure bolsas e sacolas no guidão;
- Procure transitar somente em ciclovias ou ciclofaixas e nunca na contramão;
- Fique atento, não utilize fones de ouvido ou celular enquanto pilota sua bicicleta;
- Evite fazer manobras radicais ou dirigir sem as mãos, pois isso multiplica a chance de acidente com você ou com os outros;
- Planeje seu percurso antes de sair de casa e respeite os limites de velocidade.
“Lançamos recentemente uma nova solução de seguros para bicicletas e, em breve, disponibilizaremos o seguro também para usuários de patinetes, buscando atender assim as reais necessidades das pessoas”, explica Gabriel Bugallo, vice-presidente de soluções da seguradora.
Fonte: Revista Apólice