Diversas ações e eventos marcam o Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio

Várias atividades alusivas ao Setembro Amarelo, considerado o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, ocorreram em regiões do Rio Grande do Sul. Alguns eventos começaram ainda em agosto e mais atividades se estendem até outubro.

Nesta quarta-feira, 18, Caxias do Sul será sede da II Jornada de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, voltada para os municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). Será no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Dia 1º de outubro haverá o I Seminário Internacional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, dirigido para servidores da segurança pública. Ocorrerá no auditório do Ministério Público Estadual (MPE).

Duas atividades antecederam o Setembro Amarelo. Dia 14 de agosto houve o Seminário “Exposição Ocupacional e Saúde Mental”, que teve o objetivo de abordar a relação entre agrotóxicos e suicídio no Estado.

A promoção foi do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e aconteceu no auditório da Associação Médica do RS (Amrigs). No dia 27, foi lançado o Guia de Prevenção do Comportamento Suicida em Crianças e Adolescentes. O lançamento se deu durante o seminário “Autolesão e comportamento suicida na infância e adolescência: prevenção e posvenção”.

E, no mês de setembro, dia 10, mais de 600 pessoas participaram do V Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA), em Porto Alegre.

O evento foi promovido pelo Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, que conta com a participação de várias áreas da Secretaria da Saúde (SES) e das secretarias estaduais da Educação, Segurança Pública, Administração Penitenciária e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Santa Cruz do Sul foi sede do Seminário Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, voltado para os municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS). A atividade ocorreu dia 11, na Câmara de Vereadores daquela cidade.

Dia 12 houve o lançamento da Campanha de Prevenção ao Suicídio, #genteajudandogente, uma parceria da SES com o Rotary Club. A campanha conta ainda com o apoio do Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio do Hospital Mãe de Deus, Centro de Valorização da Vida (CVV), Fundação Pão dos Pobres, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre (Furpa) e Trensurb, além de veículos de comunicação de todo o Estado.

Além dos eventos, a Secretaria da Saúde divulga peças publicitárias nas redes sociais. Entre elas vídeos baseados em mitos e verdades sobre suicídio. Será postado um vídeo por semana durante o mês de setembro.

O governo do Estado ainda lançou um vídeo sobre a situação do suicídio no RS e modos de prevenção e cuidados.

//youtu.be/4dWX5BsNRvE

Fonte: Secretaria da Saúde do RS