Tranquilidade: “Apollo teve um papel fundamental na nossa recuperação”

“A Apollo teve um papel fundamental na nossa recuperação, aportando capital e know-how num momento crítico, reestruturando o balanço e desencadeando a integração e transformação fundamentais à nossa sustentabilidade”, escreve a Tranquilidade aos seus parceiros comerciais.

A Tranquilidade enviou uma carta aos seus parceiros, nesta última quinta-feira, a comunicar que a Apollo assinou um acordo para a venda da Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao Grupo Generali.

Recorde-se que a Generali compra por 510 milhões de euros a Seguradoras Unidas e por 90 milhões a AdvanceCare.

“Sendo aprovado, faremos parte do Grupo Generali, o que permitirá à Companhia a continuação da trajetória de crescimento e rentabilização do negócio, alargando as oportunidades de desenvolvimento para as nossas Pessoas e a nossa proposta de valor para clientes e parceiros”, anuncia a seguradora por carta.

No entretanto, garante a companhia de seguros, “continuaremos focados nas prioridades do nosso negócio e comprometidos com o nosso plano estratégico. A nossa estratégia é clara e tem resultados comprovados. Vamos continuar a acelerar a nossa jornada de transformação e o nosso caminho de crescimento”.

Na carta aos parceiros, a segunda maior seguradora nacional contextualiza que “esta transação ocorre num momento natural da nossa evolução e reflete o trabalho desenvolvido por todos com o apoio continuado do nosso acionista”.

“A Apollo teve um papel fundamental na nossa recuperação, aportando capital e know-how num momento crítico, reestruturando o balanço e desencadeando a integração e transformação fundamentais à nossa sustentabilidade”, escreve a Tranquilidade a segurador histórica do Grupo Espírito Santo.

“Somos hoje uma empresa sólida e em crescimento, com excelente reputação e ótimos indicadores financeiros, com uma posição de referência no mercado não vida em Portugal e com uma rede de parceiros de excelência”, explicam na carta.

A seguradora Tranquilidade foi comprada pelo fundo Apollo ao Novo Banco em 2015, por cerca de 50 milhões e é o ativo mais valioso da Seguradoras Unidas.

Em 2015, o negócio e venda da seguradora foi fixado em torno de 215 milhões de euros, dos quais 50 milhões de euros em dinheiro e mais de 150 milhões para reforçar os capitais da instituição, segundo notícias da altura.

Este acordo será agora sujeito aos necessários processos de aprovação regulatória, que irão decorrer durante alguns meses.

O Grupo Generali é um dos maiores grupos seguradores e de gestão de ativos do mundo. Fundado em 1831, está presente em 50 países e atingiu um total de prémios de mais de 66 mil milhões de euros em 2018.

Com quase 71 mil colaboradores e 61 milhões de clientes, o Grupo Generali tem uma posição de liderança na Europa e uma presença crescente na Ásia e América Latina.

Em Portugal, a compra permite à Generali tornar-se a segunda maior seguradora do ramo não vida com uma quota de mercado de 18,7%; no ramo vida, “a transação vai permitir à Generali alavancar a rede de agentes da Seguradoras Unidas para desenvolver os produtos de proteção, em linha com a estratégia trianual até 2021 da Generali”, refere a companhia italiana.

A Tranquilidade tem 1,4 milhões de clientes (entre particulares e empresas) e trabalha com uma rede de distribuição de mais de 2.500 pontos de venda – 80 corretores, 2.100 agentes multimarca e 400 agentes exclusivos.

Fonte: Jornal Económico