Ministério da Agricultura incentiva contratação do seguro rural no Norte e Nordeste

Para estimular a contratação do seguro rural nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, o Ministério da Agricultura liberou um valor exclusivo de R$ 20 milhões no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). O valor será divido no cronograma do PSR entre os meses de setembro e outubro.

Segundo o Ministério, apesar do seguro rural ter se consolidado em alguns Estados do País, Norte e Nordeste não têm acompanhado esse crescimento.

No ano passado, a quantidade de apólices contratadas nessas regiões representou apenas 1% do total do Programa, cobrindo 200 mil hectares.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão de Riscos, Pedro Loyola, a medida visa incentivar a oferta de seguros na região, bem como a inserção de novas seguradoras, criação de novos canais de distribuição nas instituições financeiras, cooperativas, revendas de insumos e aumentando o número de corretores de seguros especializados nesse mercado. “A medida visa também despertar o interesse do produtor por esse mecanismo de proteção da lavoura”, explica.

Fonte: Portal Nacional de Seguros