Com apelo poético, Balada Segura dá recado aos jovens sobre preservação da vida

Vai ao ar nesta sexta-feira (31) a nova campanha da Balada Segura, programa gaúcho de combate à alcoolemia no trânsito coordenado pelo DetranRS.

Canais de televisão aberta, perfis em mídias sociais e serviços de áudio via streaming (internet) serão explorados para fazer um chamamento ao público jovem: viver é a grande balada.

O texto da campanha, narrado de forma revezada por dois jovens, é em poesia rimada do tipo slam, estilo surgido nos anos 1980 em Chicago, nos Estados Unidos.

O apelo poético busca, principalmente, sensibilizar o público para a importância de se voltar da festa em segurança – a escolha de um “motorista da rodada” é a alternativa mostrada no vídeo.

De forma complementar, a campanha demonstra a Balada Segura como uma causa social na qual toda a sociedade deve se engajar.

Para a diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, a Balada Segura já se encontra em um patamar de aceitação social extremamente representativo, “visto que 97% dos motoristas escolhem soprar o bafômetro e que a imensa maioria deles ‘zera’ no teste.

Contudo, a alcoolemia no trânsito é um fenômeno cultural que precisa ser desconstruído de forma sistemática e ampla – daí a importância das campanhas de publicidade educativa para reforçar a mensagem de preservação e valorização da vida”.

A campanha foi desenvolvida pela agência Matriz, supervisionada pela Assessoria de Comunicação Social do DetranRS e pela Secretaria Estadual de Comunicação (Secom).

O vídeo já está disponível no canal do DetranRS no YouTube (www.youtube.com/detranrsoficial) e pode ser assistido abaixo:

Confira: https://youtu.be/HZmXSms16m8

 

Fonte: DetranRS