Por meio do modelo, uma equipe dedicada proporciona atendimento humanizado e personalizado com foco na resolutividade para segurados.
A maior seguradora independente do País, SulAmérica, está reorganizando seu atendimento em saúde para poder proporcionar uma experiência cada vez melhor a seus usuários.
A ideia é inserir o segurado no centro do cuidado, com uma jornada coordenada e efetiva. Uma das iniciativas da companhia está baseada no modelo de Atenção Primária a à Saúde (APS), que prevê cuidado integral do paciente e já está disponível em São Paulo.
Apenas em três meses, o projeto já atingiu uma resolutividade de 97% e um nível de satisfação de 89%.
Na prática, a Atenção Primária à Saúde coloca o paciente, e não a doença no centro da atenção. Isso vale para todas as fases de sua vida e atende à maioria a grande parte das questões de saúde enfrentadas pela população.
A Organização Mundial da Saúde aponta que cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos facilmente pelo médico de família.
Trabalhando dessa forma, toda cadeia de assistência à saúde se beneficia: a seguradora, os prestadores de serviços e, principalmente, o foco que são os segurados, já que essa nova forma de abordagem previne o surgimento de doenças, além de evitar o agravamento de doenças crônicas, garantindo uma melhor qualidade de vida.
A Amparo Saúde é parceira da SulAmérica nessa iniciativa, oferecendo um atendimento único e cada vez mais humanizado, em que o paciente é o centro das atenções de todo o processo.
O prestador possui consultórios clínicos multifuncionais, equipados para atendimentos de todas as faixas etárias e gêneros, posto de coleta de exames laboratoriais, sala de medicação e sala de procedimentos.
Os agendamentos de consulta são baseados no fácil acesso e podem ser feitos via telefone, e-mail, presencialmente e até mesmo pelo WhatsApp – tudo para que seja garantido ao cliente uma maior comodidade, garantindo uma melhor experiência.
Os médicos de família, enfermeiros e técnicos de enfermagem oferecidos pela SulAmérica fazem parte de uma equipe extremamente capacitada, que constrói um plano de cuidado adequado a cada perfil, utilizando informações clínicas integradas, e conhecendo o paciente de perto.
Dessa forma, é possível perceber um acolhimento muito maior do que em um atendimento comum. Estabelecer o vínculo entre os profissionais e o paciente promove o engajamento no autocuidado e está entre as práticas que buscam a melhoria da qualidade no sistema de saúde.
Quando se fizer necessário que o paciente seja atendido por outros médicos da área da saúde, a equipe da Amparo faz o encaminhamento para o Núcleo de Cuidado Coordenado da SulAmérica.
Por meio de enfermeiras, o Núcleo acompanha e auxilia o paciente em sua navegação pela rede referenciada e indica os profissionais que atuarão no processo. O Núcleo de Cuidado Coordenado promove a integração das informações de saúde de cada paciente, permitindo a construção de um plano de cuidado único e integrado entre médicos.
“Quando o paciente começa a caminhar na cadeia de saúde de forma coordenada, temos desfechos clínicos mais satisfatórios, bem como uma experiência completa e efetiva de saúde”, afirma a diretora Técnica Médica e de Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Tereza Veloso.
“A Atenção Primária promove uma jornada do cuidado única para os pacientes, além de permitir a sustentabilidade e o equilíbrio do sistema de saúde”, completa.
FONTE: CQCS | Carla Boaventura