Museu do Seguro

Através de um esforço institucional sem precedentes no mercado, cria-se o primeiro Museu do Seguro. Com o objetivo de proteger documentos, conservar e difundir a história e cultura do seguro no Rio Grande do Sul.

O acervo foi composto por doações, de empresas privadas ou públicas, das entidades ou mesmo de pessoas físicas ligadas a atividade do Mercado Segurador no estado.

Os doadores recebem o “Diploma Amigo do Museu”. Este agradecimento simbólico visa incentivar e motivar futuras doações.

Em 2001 o Museu do Seguro foi cadastrado junto ao Sistema Estadual dos Museus – SEM/RS as Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do RS, oficializando, institucionalmente, a entidade no meio cultural do Estado. A entidade passou a compor um dos pontos turísticos sinalizados na capital, recebendo uma placa de sinalização na calçada em frente ao prédio, bem como sua inclusão no guia de localização de museus do Estado do Rio Grande do Sul.

Venha conhecer o acervo, composto por objetos, fotografias e documentos de valor histórico, cultural e educacional, relacionados ao Mercado de Seguros, em exposição permanente na Av. Otávio Rocha, 115 – 1° andar – Porto Alegre – RS, horário de visita das 14 horas as 20 horas.

Doações para o acervo – solicite informações através da secretaria, telefone 51-3221.4333 ou através deste site.