KPMG: Região Sul concentra 17,7% das startups de seguro do país

Quantitativo das empresas vem evoluindo gradativamente nos últimos anos, nos três estados da região Sul

Um levantamento feito pela KPMG em parceria com a Distrito apontou que a região sul concentra 20 startups ligadas ao setor de seguros (InsurTechs), localizadas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ou seja, cerca de 17,7% do total. Trata-se da segunda região do país com mais empresas desse tipo no país. Segundo o relatório, o Brasil tem atualmente 113 insurtechs, o que representa um aumento de 47% nos últimos três anos.

De acordo com a pesquisa, o Rio Grande do Sul engloba oito startups de seguros: quatro de infraestrutura e backend (processo interno); uma de marketplace (mercado de comércio eletrônico) e três de que oferece produto e distribuição de seguros. Já o estado do Paraná possui seis empresas deste tipo, sendo quatro com foco em infraestrutura e backend; uma de marketplace e três de que oferece produtos e distribuição de seguros.

O estado de Santa Cataria possui seis empresas desse tipo: quatro de infraestrutura e backend; uma de marketplace e a outra em serviços adicionais.

O levantamento mostrou que, pela divisão geográfica, o Sudeste lidera o ranking de insurtechs englobando 74,3%, seguido pelo Sul com 17,7%; Centro Oeste, 4,4%; Nordeste, 2,7%; e Norte, 0,9%.

“O estudo apontou que as startups focadas em tecnologia em seguros já estão sendo desenvolvidas na região. O quantitativo delas vem evoluindo gradativamente nos últimos anos, nos três estados, e isso é importante para o setor e para a economia local”, analisa o sócio-líder da KPMG na Região Sul, João Panceri.

Fonte: JRS – RVA Comunicação