Segunda via do documento do veículo já pode ser solicitada pela Internet

Documento em papel moeda é a única versão impressa do documento aceita pela fiscalização

Proprietários de veículos que desejam uma segunda via do documento do licenciamento anual do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) não precisam mais se deslocar até um Centro de Registro de Veículos Automotores credenciado ao DetranRS.

O documento agora pode ser solicitado pela Internet, através da Central de Serviços, acessível pelo site www.detran.rs.gov.br. A entrega do serviço também incrementa o repertório de serviços do portal rs.gov.br.

Prazo de entrega

Desde dezembro, a entrega do CRLV pelos Correios não exige mais a assinatura do recebedor. O proprietário pode consultar no site do DetranRS o prazo de entrega (link consulta de veículo). Se o prazo já estiver vencido, poderá ser solicitada uma segunda via gratuita. Já nos casos em que o proprietário desejar solicitar nova via ainda dentro do prazo informado, ele deverá realizar o pagamento das taxas.

Atualização de endereço

Uma das causas frequentes para o não recebimento do documento é o endereço desatualizado. Por isso, na Central de Serviços, o proprietário é demandado a atualizar seu endereço. Se não estiver correto, o proprietário deverá dirigir-se a um Centro de Registro de Veículos Automotores e fazer a atualização. Na mesma oportunidade, poderá optar por solicitar a segunda via do licenciamento no próprio CRVA.

CRLV eletrônico

Vale lembrar que o CRLV eletrônico é uma opção prática, econômica e mais rápida de portar o licenciamento do veículo no celular, com o mesmo valor do documento impresso. Quando for processado o pagamento das taxas do novo licenciamento, o CRLV será atualizado no aplicativo, antes mesmo da entrega do documento em papel. O licenciamento do ano anterior segue válido de acordo com o final da placa do veículo (veja aqui o calendário de licenciamento).

Documento em papel

Embora o Denatran tenha disponibilizado no CRLV eletrônico a possibilidade de impressão pelo próprio proprietário do veículo, essa versão ainda não está sendo aceita pela fiscalização. O DetranRS implantará essa modalidade antes de 30 de junho, prazo estabelecido pela Deliberação180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito. Hoje, portanto, a única versão impressa de CRLV aceita no RS pela fiscalização é a produzida em papel-moeda pelo próprio DetranRS.

rs.gov.br
O rs.gov.br é o portal unificado do Estado, que disponibiliza todos os serviços digitais do Executivo gaúcho em um mesmo ambiente responsivo (adaptável a qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou computador). Atualmente, há 243 serviços disponíveis na plataforma, sendo 95 deles totalmente digitais. Nele, o cidadão encontra em destaque uma barra de pesquisa e as demandas mais acessadas, entre outras funcionalidades. A meta do governo é, até o final de 2022, disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100% digital.

Fonte: Detran RS