Sompo expande atuação e alcança crescimento de 17,5% em SC

Crescimento em áreas como Transporte e Grandes Riscos contribuíram com a maior participação no Estado, que tem relevância estratégica dentro dos planos de desenvolvimento de negócios da companhia no Brasil.

A Sompo Seguros alcançou um crescimento de 17,5% e passou de R$ 115,8 milhões em prêmios emitidos de janeiro a outubro de 2018 para R$ 136 milhões no mesmo período de 2019 em Santa Catarina.

O crescimento da companhia foi substancialmente acima dos 10,3% registrado pelo mercado catarinense de seguros nesse período.

“A região tem uma relevância significativa para o desenvolvimento das estratégias de expansão dos negócios da companhia, tanto em termos da Diretoria do Sul, quanto em termos de Brasil”, destaca Alberto Muller, diretor da seguradora. “Desde o ano passado estruturamos nossas metas de negócios focando em garantir novos produtos e serviços que, por meio da atuação dos parceiros, os corretores de seguros, pudessem atender aos segurados das diferentes classes de negócios”, observa o executivo.

No Estado, a exemplo do panorama nacional da companhia, a empresa segue na liderança no ramo de Transportes. O crescimento exponencial de 84,7% entre janeiro e outubro de 2019 fez a companhia alcançar 25,9% de share no mercado local.

A área de Grandes Riscos foi outra das que contribuiu para o crescimento da organização. Nos dez primeiros meses desse ano, a seguradora alcançou 27% de crescimento frente a uma classe de negócios que sofreu uma retração de 2,8%. “Nós contamos com uma equipe técnica especializada, que dá todo o suporte para a área comercial na elaboração dos contratos de seguro.

Essa atuação conjunta faz com que possamos apresentar soluções para atender o segurado em sua necessidade de cobertura. Além disso, todo esse trabalho é feito com o acompanhamento e intermediação do corretor responsável, que é essencial para que possamos compreender cada demanda específica”, complementa Muller.

Leia mais: Sompo Seguros contrata executivo para área de tecnologia

“O desafio de contribuir com uma estratégia de desenvolvimento de negócios no cenário catarinense foi um fator determinante que me estimulou a integrar a equipe da Sompo nesse ano”, afirma José Joremir Raimundo, gerente da Filial Florianópolis da companhia. “Temos metas arrojadas de crescimento, que são suportadas por um planejamento que integra o relacionamento com o corretor de seguros e o lançamento de novidades com uma perspectiva de aderência no mercado local”, conclui.

Crescimento no agronegócio

Entre os ramos com forte desempenho, a seguradora também superou as expectativas com o segmento de Seguro Rural e Equipamentos Agrícolas. Nesse setor, a Sompo registrou 13,3% de crescimento em Santa Catarina até o mês de outubro. A empresa aproveitou o aquecimento do agronegócio catarinense para dinamizar seus negócios no segmento.

Referência internacional em produção agropecuária, a região é a maior produtora nacional de suínos, cebola, maçã, pescados, ostras e mexilhões e a segunda maior fornecedora de aves, tabaco, arroz e alho, além de grande produtora de trigo, mel e leite.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura do estado, no primeiro semestre de 2019, o agronegócio respondeu por 70% de todo faturamento com as exportações catarinenses, gerando receitas que passam de US$ 3,14 bilhões.

Fonte: Revista Apólice