Seguradoras pagaram 13 mil milhões a mediadores

Os operadores do mercado dos seguros pagaram, de 2015 a 2018, cerca de 13,5 mil milhões de kwanzas em comissões de mediação, de acordo com informações do presidente do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (Arseg).

Elmer Serrão afirmou, na abertura da 1ª Convenção de Mediação de Seguros, realizada, ontem, em Luanda, para massificar a atividade do mediador, que até ao momento a Arseg tem registados 86 mediadores como pessoas coletivas, 25 agentes, 52 corretores de seguros diretos, 16 corretores de seguros e 782 mediadores individuais.

“O sector de mediação tem crescido muito nos últimos anos. O sistema financeiro angolano está a sofrer transformações profundas e há a necessidade de melhorar os mecanismos de supervisão dos mediadores de seguros e resseguros em Angola”, afirmou o responsável.

Elmer Serrão reafirmou as estimativas que apontam para uma taxa de penetração dos seguros inferior a 1,00 por cento, considerando que o cenário de crescimento do sector passa pela melhoria da conjuntura económica e da elevação do nível de educação financeira e cultura de seguros no seio das famílias angolanas.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da Royal Seguros, Manuel Mateus, declarou que o sector de resseguros e mediação de seguros desempenha um papel essencial para o crescimento do sector segurador em Angola, sendo o encontro promovido pela companhia para impulsionar essa evolução.

Jornal de Angola