Salvador entra em estado de alerta e cidadãos devem ficar atentos para não perderem a indenização em caso de sinistro

Uma forte chuva atinge a cidade de Salvador, Bahia, desde a madrugada desta terça, 26. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já emitiu “alerta máximo”, em função de possíveis alagamentos e deslizamentos de terra.

Em situações como essa, é muito comum a ocorrência de sinistros em residências e automóveis. Para esclarecer possíveis dúvidas que possam surgir, o CQCS conversou com o presidente do Sincor BA, Wanderson Nascimento.

Para não perder o direito a indenização de seu automóvel, o segurado precisa entender que não pode agravar o risco. “Se ele percebe que há uma poça de água a sua frente, onde ninguém está passando, e ao passar, por livre e espontânea vontade, acontece o sinistro, pode ser que ele perca a indenização. Isso é agravar o risco”, alerta Wanderson.

Em Salvador, foi registrada a queda do muro de uma garagem e também a de postes. Caso essas situações ocorram e um carro seja afetado, o segurado pode ficar tranquilo. “Não tem problema nenhum, o carro está coberto. O seu seguro cobre danos causados ao veículo”.

Em seguida, Wanderson esclarece. “Se a seguradora, em um segundo momento, vai buscar o ressarcimento desse prejuízo com quem construiu o muro ou com o condomínio é outra história. Mas a indenização do carro está coberta”, explica o presidente.

Situações como alagamento de residências também é muito comum durante períodos de chuva. Wanderson explica, a cobertura comum não resolve o problema.

“Quando você faz um seguro de residência, você tem a cobertura de incêndio, raio e explosão. Uma cobertura de desmoronamento e alagamento é um produto acessório”, finaliza.

FONTE: CQCS | Carla Boaventura I Foto: Felipe Uruatã | Ag. A TARDE