Brasil assina primeiro seguro avícola do mundo

Apólice segurará 120 milhões de aves no Estado do Mato Grosso contra danos causados pela Influenza Aviária e pela Doença de Newcastle.

A Associação Mato-grossense de Avicultura (Amav/Fesavi), as seguradoras Proposta e FairFax e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) assinaram na última terça-feira, 29 de outubro, o primeiro seguro avícola do mundo. A apólice segurará 120 milhões de aves no Estado do Mato Grosso contra Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Segundo o secretário executivo da Amav, médico veterinário Lindomar Rodrigues, o seguro dará tranquilidade aos criadores em relação à presença de aves migratórias no estado.

De acordo com ele, os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás já demonstraram interesse no seguro avícola.

Segundo maior produtor mundial de carne de frango, o Brasil é atualmente o único grande produtor mundial sem registro de focos de influenza aviária em seu território além de ser, também, livre de Doença de Newcastle. Foram 12,86 milhões de toneladas produzidas em 2018, segundo a ABPA.

Do total, cerca de 68,1% da produção foi consumida no mercado interno e 4,1 milhões de toneladas foram enviadas para mais de 150 países, gerando receita de US$ 7 bilhões em 2018.

Fonte: DBO