China melhorará sistema de seguro agrícola

A China melhorará seu sistema de seguro agrícola com a expansão de cobertura e funções para fazê-lo servir melhor os agricultores.

Segundo uma circular divulgada em conjunto pelo Ministério das Finanças, Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais, Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China e Administração Nacional dos Recursos Florestais e dos Pastos, até 2022, a cobertura do seguro sobre a plantação de arroz, trigo e milho deve ficar acima de 70%.

A proporção de prêmios de seguro agrícola em relação à produção de valor agregado do setor agrícola deve atingir 1% até lá, enquanto cada trabalhador nesse setor deve contribuir na média com 500 iuanes (US$ 70) aos prêmios de seguro agrícola, segundo a circular.

A garantia cobre possíveis perdas na produção ou na qualidade devido a desastres naturais, doenças de plantas e pestes, entre outros riscos. Normalmente o governo central fornece subsídios para ajudar os agricultores a pagarem pelo seguro.

Até 2030, o sistema de seguro agrícola será atualizado para um nível internacionalmente avançado, o que beneficiará as indústrias agrícolas, agricultores e também instituições de seguro.

FONTE: Monitor Mercantil