Trump restringirá vistos para estrangeiros sem seguro de saúde

A medida entrará em vigor no dia 3 de novembro e será aplicada aos solicitantes de visto no exterior

Na sexta-feira (4), o Presidente Donald Trump emitiu uma proclamação exigindo que os imigrantes que solicitam vistos nos EUA provem que podem pagar por assistência médica.

Os candidatos serão impedidos de entrar nos EUA, a menos que cobertos pelo seguro de saúde dentro de 30 dias após a entrada ou tenham recursos financeiros suficientes para cobrir o custo, de acordo com a Casa Branca.

A medida entrará em vigor no dia 3 de novembro e será aplicada aos solicitantes de visto no exterior. Não será aplicado retroativamente àqueles que já estão nos EUA. Não afeta residentes permanentes legais e nem se aplica a requerentes de asilo, refugiados ou crianças. No entanto, isso se aplicaria aos cônjuges e pais de cidadãos dos EUA.

“Os hospitais e outros prestadores costumam administrar atendimento aos não segurados, sem nenhuma esperança de receber reembolso deles”, explicou a Casa Branca. “Os custos associados a esse atendimento são repassados ao povo americano na forma de impostos mais altos, seguros mais altos e taxas mais altas por serviços médicos.

Os Estados Unidos têm uma longa história de acolhimento de imigrantes que buscam legalmente futuros melhores. Devemos continuar essa tradição e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios que nosso sistema de saúde encara, inclusive protegendo os estrangeiros e contribuintes americanos dos encargos e cuidados não pagos”.

Os hospitais gastaram mais de US$ 35 bilhões, ou seja, uma média de US$ 7 milhões por hospital, em “serviços não reembolsados” nos últimos 10 anos, segundo a Casa Branca.

“Além de impor custos mais altos aos hospitais e outras infraestruturas de saúde, os indivíduos sem seguro costumam usar as salas de emergência por uma variedade de condições não emergenciais, causando superlotação e atrasos para quem realmente precisa de serviços de emergência”, acrescentou a Casa Branca.

Sob a regra proposta, o seguro exigido pode ser adquirido individualmente ou fornecido por um empregador e pode ser uma cobertura de curto prazo ou catastrófica. O Medicaid não conta. Um imigrante não poderá obter um visto se usar os subsídios do ObamaCare ao adquirir um seguro den saúde.

As novas restrições foram apresentadas quando a imigração e os cuidados com a saúde são temas de destaque da corrida presidencial de 2020. Os candidatos democratas criticaram repetidamente as rígidas políticas de imigração de Trump e a maioria elogiou o “Medicare-for-All” ou, pelo menos, uma opção pública de assistência médica. Além disso, a maioria ainda deu um passo adiante e apoiou a prestação de cuidados de saúde a imigrantes sem documentos. Trump zombou dos democratas no Twitter, que apoiaram a ideia em um debate primário democrata em junho.

“Todos os democratas levantaram as mãos por oferecerem assistência médica ilimitada a milhões de estrangeiros ilegais”, postou Trump no Twitter. “Que tal cuidar primeiro dos cidadãos americanos!? Esse é o fim dessa corrida! ”

FONTE: Brazilian Voice