Iluminação de prédios e concerto da Ospa marcam semana alusiva aos transplantes

Theatro São Pedro é um dos prédios que estão com a cor verde nesta semana.

Sexta-feira, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em alusão à data, nesta e na última semana vários prédios em Porto Alegre estarão à noite com uma iluminação especial na cor verde, símbolo da campanha.

Entre os locais que desta segunda-feira (23) até o sábado (28) participam da iniciativa estão o Theatro São Pedro, Ponte do Guaíba, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores e as Lojas Lebes (Edifício Guaspari). Na semana passada, a Arena do Grêmio também teve a iluminação especial.

A Ospa também está engajada na causa, com um concerto de sua orquestra e o Coro Sinfônico que homenageia famílias de doadores de órgãos, no sábado às 17 horas. A edição da Série Pablo Komlós acontece na Casa da Ospa (no Centro Administrativo Fernando Ferrari, avenida Borges de Medeiros 1.501).

Os ingressos estão disponíveis por valores entre R$ 10 e 40 através do site da Uhuu, na bilheteria do Teatro do Bourbon Country ou no local, no dia do evento, das 14 às 17 horas.

Transplantes no RS

O Rio Grande do Sul registrou entre janeiro e julho deste ano 416 transplantes de órgãos e 759 transplantes de tecidos. Córneas (com 446) e rim (com 281) foram os dois tipos com maior procedimentos efetuados no período. Foram um total de 141 doadores efetivos, número que poderia ser maior, já que 40% das possíveis doações são negadas pelas famílias.

No mesmo período do ano passado foram realizados no Estado 406 transplantes de órgãos e 542 de tecidos. Foram 137 doadores efetivos, com uma média de negativas familiares de 44%.

A fila de espera hoje está em aproximadamente 1,4 mil pessoas no Estado, cerca de mil delas aguardando por um rim, tipo com maior número de pessoas na lista.

Fonte: Secretaria da Saúde RS – Foto: Divulgação/SES