Estas são as 15 maiores resseguradoras do Mundo

A Swiss Re volta a ser líder entre as seguradoras das seguradoras. O negócio que permite as companhias crescerem dispersando os seus riscos tem empresas europeias em destaque.

São as seguradoras das seguradoras e são peças essenciais na cadeia de valor do negócio segurador, permitindo às companhias aceitarem riscos maiores do que as suas capacidades e os seus ativos ou património permitem.

Na prática, as resseguradoras aceitam parcelas de riscos contratados por seguradoras e cedem esses mesmos riscos a outras seguradoras por todo o mundo.

Utilizando as resseguradoras, as seguradoras podem aceitar maiores riscos sem precisarem de capital proporcional para satisfazer as regras de solvabilidade.

Next é a designação da sede da Swiss Re, localizada no lago Zurique. Presente em 25 países, a companhia suíça tem mais de 14 mil empregados em todo o mundo.

“Quem manda no mercado são as resseguradoras”, diz Margarida Lima Rego, jurista especializada em seguros e de facto, em análise de riscos à escala global e local, estas super-companhias conhecem as tendências do mercado e também conhecem muito bem as seguradoras em todo o mundo.

A agência de rating A.M. Best faz um ranking a nível mundial hierarquizando as resseguradoras por volume de prémios emitidos.

A novidade agora divulgada, que respeita a dados do ano de 2018, é a ultrapassagem da Swiss Re à Munich Reinsurance Company, que desde 2010 liderava o ranking, liderança apenas perdida no ano de 2016 e logo recuperado no ano seguinte.

O ranking de 2019 da A. M. Best lista as 50 maiores resseguradoras, reproduzindo ECO seguros as 15 Maiores, aquelas que mais trabalham com o mercado nacional.

A concentração também neste setor dos seguros é visível. A Swiss Re representa 30% do total de prémios emitidos pelas 50 maiores, e o top 10 tem 68% desse volume de negócio.

No entanto, o relatório da S&P Global Ratings, recentemente publicado, denominado “2020 Reinsurance Sector Outlook: Headwinds Continue Despite Positive Price Momentum” acentua que “apesar das fusões e aquisições registadas nos últimos anos, o mercado mundial de resseguros por danos continua fragmentado e concorrencial” acrescentando que “se, por agora, os resseguradores estão otimistas quanto ao ambiente de tarifas, ainda há um caminho a percorrer para aumentar a eficiência”.

As resseguradoras, para além de todos os riscos pensados ou criados pelas seguradoras, tendem a concentrar grandes riscos catastróficos, sofrendo grandes oscilações de rentabilidade muito ligadas aos fenómenos naturais.

Daí o valor do rácio combinado positivo (inferior a 100%) ser apenas verificado na Munich Re, Scor, China Reinsurance e realmente folgado na Hannover Ruck, está com 96,4%.

Outras 9 companhias do top 15 apresentam valores deste rácio acima dos 100% o que significa prejuízo operacional já que o rácio combinado é o valor das indemnizações e dos custos sobre as receitas de prémios.

Acima dos 100% significa que outros rendimentos estão a assegurar os lucros das empresas, para além dos resultados da própria operação.

As 15 maiores resseguradoras do mundo são:

Fonte: ECO Economia Online