Semana Nacional de Trânsito: ciclistas e pedestres são o foco da campanha do Denatran

De 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito é mais um importante momento para todo o país refletir sobre como ter um trânsito mais seguro. Essa iniciativa está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e será marcado por ações da sociedade, instituições públicas e privadas, associações e organizações não governamentais e por todos os órgãos de trânsito, federais, estaduais, distritais e municipais.

Dentro do contexto dessa mobilização, uma campanha nacional foi lançada pelo Ministério da Infraestrutura e Denatran tendo como foco os ciclistas e pedestres. Com o mote “No trânsito, dê sentido à vida”, as peças estarão em outdoors, busdoors, cartazes e mobiliários urbanos. O objetivo é incentivar a reflexão da sociedade com situações cotidianas de atenção e cuidados que pedestres, ciclistas e motoristas devem ter na preservação da vida e no respeito às regras de trânsito.

De acordo com dados do Seguro DPVAT, nos últimos 10 anos, 485.191 indenizações foram pagas por morte. Só os pedestres representaram 33% do total.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito