Swiss Re Corporate Solutions mira PME’s com o seguro D&O e facilidades aos corretores

Com o objetivo de alcançar as pequenas e médias empresas, a Swiss Re Corporate Solutions criou facilidades para os corretores de seguros comercializarem o seguro D&O (Directors and Officers). “O nosso foco é desmistificar que o D&O é apenas para grandes empresas e também que é um seguro difícil de cotar”, diz Marina Neufeld Schechner, Head de Responsabilidade Civil Geral e Linhas Financeiras da Swiss Re Corporate Solutions.

Uma das iniciativas foi o lançamento da plataforma de cotação, em abril deste ano. Segundo a executiva, bastando apenas a inclusão do CNPJ da empresa e respondendo algumas questões, a cotação se dá em cinco minutos. O limite de contratação é de R$ 1 milhão a R$ 30 milhões, para empresas que faturam até R$ 1 bilhão.

Outra iniciativa foi a produção de um vídeo explicativo e didático sobre o seguro D&O, que estará disponibilizado para o mercado e que serve também como material para o corretor apresentar o produto ao seu cliente. “Desde o lançamento da plataforma, em abril deste ano, já foram realizadas mais de 800 entradas no sistema e 190 cotações, que estão sendo convertidas em apólices”, especifica, acrescentando que o objetivo é ganhar share e potencial não falta. “O nosso foco é aproveitar a joint-venture com a Bradesco Seguros pela sua capilaridade de distribuição, são mais de 40 mil corretores”. Além dos corretores parceiros, que contam com os canais de atendimento e a área comercial da Swiss Re Corporate Solutions.

Agilidade

A subscrição para pequenas e médias empresas é mais simplificada, se comparada à realizada para as de grande porte, sendo analisadas, principalmente, a sua situação financeira e se ela está performando bem.

Entre as restrições, a empresa tem que ter um tempo de operação igual ou maior de três anos e não ter histórico ou expectativa de reclamação ou sinistro contra o segurado.

“O mercado de D&O é de aproximadamente R$ 450 milhões em prêmios (ano de 2018) e tem muito espaço para crescer. Há uma grande lacuna entre as pequenas e médias empresas, nas áreas de comércio, indústria e serviços”. Muitos destes clientes já estão na própria carteira dos corretores que lhes atendem com outros produtos.

E argumentos não faltam ao corretor na hora de apresentá-lo, já que as pequenas e médias empresas ficam muito expostas em situações econômicas adversas, como por exemplo, em casos de pedidos de falência e recuperação judicial. Além disso, um processo pode comprometer o patrimônio de quem responde pela empresa. “Em minha opinião, o maior apelo para a venda do seguro é que a proteção do executivo começa nas custas de defesa”, conclui.

Fonte: Revista Cobertura – Karin Fuchs