Demanda é 4 vezes maior que subvenção a seguro

A demanda de produtores brasileiros pela subvenção pública ao seguro rural é de R$ 1,6 bilhão por ano, quatro vezes mais que o disponibilizado pelo governo em 2018/2019, de R$ 373,6 milhões.

É o que aponta o trabalho do Grupo de Estudos em Seguros e Riscos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Geser/Esalq/USP) encomendado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Se atendida essa demanda, 166 mil produtores seriam beneficiados, em uma área de 20,2 milhões de hectares e uma importância segurada de R$ 68 bilhões.

Mas o destinado pelo governo deu suporte a 45 mil produtores, 4,9 milhões de hectares e R$ 12,5 bilhões em nove culturas.

Se fosse assim… Fernanda Schwantes, assessora técnica da comissão de política agrícola da CNA, diz que se toda a demanda por seguro fosse atendida, os impactos para a agropecuária seriam relevantes. “Em caso de quebra de safra, não haveria a necessidade de renegociação de dívidas rurais, por exemplo”, explica.

Precisa confirmar. O governo anunciou R$ 1 bilhão para subvenção ao seguro rural no Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020. No entanto, somente quando a proposta de lei orçamentária de 2020 for entregue ao Congresso, até o dia 31 de agosto, será conhecido o valor real a ser destinado ao programa.

FONTE: Capitólio