Quadrilha aplicou golpe do seguro de R$ 30 milhões

A operação foi deflagrada na última quinta-feira, 15.

O G1 informou, através de uma matéria que, na última quinta-feira, 15, a polícia civil, deflagrou uma operação para investigar uma quadrilha que debitava até R$ 200 mensais de contas bancárias de idosos por seguro de vida. A suspeita é de que o golpe era aplicado havia cinco anos e que os prejuízos às vítimas somem R$ 30 milhões, de acordo com as investigações.

No total, foram cumpridos 105 mandados de busca e apreensão em 22 bairros de Curitiba e seis cidades da Região Metropolitana (RMC): São José dos Pinhais, Pinhais, Bocaiúva do Sul, Itaperuçu, Araucária e Fazenda Rio Grande.

A polícia civil também informa que 9 pessoas que têm relação com empresas de seguro estão sendo investigadas há cerca de um ano e meio, quando as vítimas denunciaram o crime.

As principais vítimas eram idosos aposentados, que caíam na armadilha a partir de uma ligação feita pelos componentes da quadrilha, que se identificavam como representantes de bancos, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Paraná Previdência, o regime próprio da Previdência Social dos servidores do Estado.

Os investigados diziam que precisavam atualizar o cadastro e, dessa forma, tinham acesso a todos os dados das vítimas. Depois, os suspeitos iam até as casas dos idosos e os induziram a assinar vários documentos. Entretanto, com as assinaturas, as vítimas estavam contratando o seguro de vida e autorizando o débito das mensalidades de suas contas.

FONTE: CQCS | Carla Boaventura