DPVAT: acidentes com motos deixam mais de 9,5 mil mortos e 84 mil inválidos

Os dados impressionam. Relatório Estatístico divulgado pela Seguradora Líder mostra que, do total de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no primeiro semestre de 2019, 77% foram destinadas a vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.

De acordo com os dados, no total, foram mais de 119 mil indenizações pagas no período em decorrência de acidentes com motos, ou seja, cerca de 661 pagamentos a cada dia, ou ainda, 27 por hora.

Desse volume, 71% das indenizações, mais de 84,5 mil, foram para vítimas que ficaram com algum tipo de sequela permanente em decorrência do acidente de trânsito. Além disso, foram pagas 9.541 indenizações por morte.

A Seguradora Líder informa ainda que, a maioria das vítimas é jovem, e está em plena idade economicamente ativa. Pouco menos da metade, 49%, dos beneficiários do Seguro DPVAT nos seis primeiros meses do ano tem entre 18 e 34 anos, grupo em que, 52% das pessoas ficaram com sequelas permanentes.

O objetivo da divulgação dos dados é auxiliar a proposição de ações para educação e prevenção de acidentes de trânsito em todo Brasil. O relatório, que pode ser conferido na íntegra clicando aqui, https://www.seguradoralider.com.br/Documents/boletim-estatistico/Relatorio-Estatistico-1-Semestre-2019.pdf apresenta detalhadamente o retrato do pagamento de indenizações, destacando, por exemplo, números por estado; por perfil das vítimas; os horários com maior incidência de acidentes; e, ainda, um recorte exclusivo para acidentes com motocicletas.

FONTE: CQCS