Seguradoras arrecadaram mais 19 mil milhões Kz em prémios de seguro

Apesar do crescimento do volume de prémios em 17%, a ASAN diz que a inflação tem impedido os cidadãos de aderirem mais aos seguros.

Dados recolhidos pela Associação de Seguradoras de Angola (ASAN) junto de 15 das 27 seguradoras que operavam no mercado em 2018 demonstram que o volume de prémios naquele ano foi de 135,5 mil milhões de Kz, representando um crescimento de 17,1% relativamente a 2017, cujos prémios de seguro fixaram-se nos 115,7 mil milhões Kz, uma diferença de 19,7 mil milhões Kz.

As seguradoras que fazem parte da amostra, que representam 99,48%, são, por ordem alfabética: BIC Seguros, Bonws, Confiança, Ensa, Fidelidade, Fortaleza, Global Seguros, Nossa, Mundial, Protteja, Prudencial, Saham, SOL Seguros, Tranquilidade e Trevo Seguros.

Os ramos com maior peso relativo continuam a ser Saúde, Automóvel e os Acidentes de Trabalho, com pesos relativos de 41,6%, 16,9% e 12,1%, respectivamente.

A seguir o ramo com maior peso é o da Petroquímica (9,7%) e depois surgem os ramos Incêndio e Outros Danos em Coisas que, em conjunto, representam 10,9% dos prémios do sector.

De acordo com os dados da ASAN, o mercado de seguros continua a apresentar um grau de concentração muito elevado que se traduz num peso relativo das cinco maiores seguradoras da amostra.

O crescimento dos prémios abaixo da taxa de inflação tem-se traduzido, como consequência, numa redução progressiva da taxa de penetração dos seguros (Prémios/PIB).

Fonte: MERCADO (liberação de imprensa)