Allianz, gigante do setor de seguros, está trabalhando em um ecossistema de blockchain baseado em tokens

A gigante alemã de serviços financeiros Allianz Global Corporate & Speciality (AGCS) está desenvolvendo um ecossistema baseado em blockchain para facilitar os pagamentos de seguros internacionais para seus clientes corporativos.

Experiências com tecnologia blockchain

A Allianz está trabalhando em um sistema blockchain baseado em token, esperando que ele agilize os pagamentos de seguro internacional para seus clientes corporativos, informou a Forbes em 8 de agosto.

Um porta-voz da Allianz disse à Forbes que a empresa ainda está na fase de experimentação, embora do ecossistema já foi construído e testado.

O porta-voz explicou ainda que a Allianz examinará em seguida as transferências de dinheiro com um escopo limitado e por um curto período de tempo para provar a hipótese. O porta-voz disse:

“A AGCS está explorando mais a tecnologia blockchain para simplificar e acelerar os pagamentos de seguros internacionais para seus clientes corporativos.

Uma equipe de projeto está nos estágios avançados de desenvolvimento de um sistema de pagamento eletrônico baseado em tokens para permitir transferências de dinheiro sem atrito, transparentes e instantâneas. Uma gama de tipos diferentes de pagamentos.”

Postura controversa em criptomoedas

Vale ressaltar que o CEO da Allianz Global Investors, Andreas Utermann, pediu que as criptomoedas fossem “banidos” em dezembro passado, dizendo que estava “pessoalmente surpreso com o fato de os reguladores não terem intervindo com mais força”.

Por outro lado, Christian Weishuber da Allianz disse no verão passado que a empresa estava explorando a esfera do seguro de criptomoedas, dizendo que “o seguro para armazenamento em criptomoedas será uma grande oportunidade […] os ativos digitais estão se tornando mais relevantes, importantes e predominantes”.

Enquanto isso, a gigante de seguros dos Estados Unidos, State Farm, e associação militar, United Services Automobile Association, estão testando uma solução de sub-rogação baseada blockchain com créditos e dados reais para automatizar e agilizar o processo de sub-rogação nos créditos de seguros a partir do final de maio.

O executivo de inovação da State Farm, Mike Fields, comentou sobre a grande escala de alegações de sub-rogação, e aludiu ao motivo pelo qual a racionalização do processo seria desejável:

“Somente em 2018, o montante total de dólares exigido e emitido pelo processo de sub-rogação foi de mais de US$ 9,6 bilhões para todas as seguradoras. Você pode imaginar o tempo e os recursos necessários para concluir essas transações. ”

FONTE: Cointelegraph