Seguradoras pretendem investir US$ 634 milhões em serviços robotizados

Segundo estudo da Juniper Research, empresa de consultoria e pesquisas de mercado, as seguradoras gastarão US$ 634 milhões em soluções de RPA (Robotic Process Automation) até 2024.

A tecnologia promete reduzir custos operacionais automatizando tarefas repetitivas básicas.

Nos próximos cinco anos, a América do Norte e Europa liderarão a adoção da RPA, com mais de 65% das seguradoras adotando a tecnologia até 2024. “Como o mercado de seguros está saturado nessas áreas com crescimento de prêmio fixo, as seguradoras devem cortar seus custos operacionais rapidamente para permanecerem competitivos”, diz o estudo.

A pesquisa aponta que os avanços nas soluções de RPA impulsionarão o crescimento do gasto médio por seguradora. A tecnologia pode alavancar avanços em Inteligência Artificial para oferecer serviços em subscrição, gerenciamento de sinistros e manuseio de dados.

Para a autora do estudo, Maite Bezerra, embora a automação possa trazer resultados em poucas semanas, a escalabilidade só pode ser alcançada quando os bots “aprendem” como operar fora de ambientes simulados.

“Os bots devem ser continuamente treinados para entender as exceções e os processos não-lineares, ou as empresas correm o risco de ficar com um retorno limitado sobre seu investimento em RPA”, explica.

Fonte: Portal Nacional de Seguros