Lucro líquido da SulAmérica cresce 92,6%, alcançando R$ 260,8 milhões no 2T19

A SulAmérica, maior seguradora independente do País, divulgou seus resultados do 2º trimestre de 2019 e continua mostrando crescimento sustentável com uma série de dados positivos.

As receitas totais no trimestre cresceram 7% frente ao registrado no mesmo período de 2018, chegando a R$ 5,4 bilhões. Já no acumulado do ano, as receitas totais alcançaram R$ 10,7 bilhões, 8,5% superiores em comparação com o 2º trimestre do ano anterior.

A companhia registrou aumento de 92,6% em seu lucro líquido quando comparado ao mesmo período de 2018, totalizando R$ 260,8 milhões. Mesmo se desconsiderados dois resultados relevantes neste período, sendo um positivo associado à reversão de passivo fiscal diferido e outro negativo de reversão de resultado de equivalência patrimonial, o lucro líquido teria apresentado crescimento de 46% em relação ao ano anterior. O retorno sobre o patrimônio líquido médio nos últimos 12 meses atingiu 17,6%, contra 15,1% em 2018.

“A SulAmérica prova mais uma vez sua força e capacidade de continuar crescendo com rentabilidade neste segundo trimestre de 2019. A evolução operacional evidencia, em mais um ciclo, a nossa trajetória sustentável de crescimento, combinando o foco em rentabilidade com ganhos operacionais e ampliação da base de clientes”, analisa Gabriel Portella, presidente da companhia. “Mantivemos nosso compromisso de crescentes investimentos em tecnologia, inovação e na melhoria da experiência de nossos segurados”, afirma.

As operações de seguro saúde e odontológico seguiram apresentando bom desempenho no segundo trimestre de 2019, mantendo sinistralidade sob controle e crescimento consistente no número de beneficiários.

A base de segurados em planos coletivos apresentou aumento de 11,9% quando comparado com o mesmo período do ano anterior, chegando a 3,4 milhões de membros em junho de 2019 – um aumento líquido de 365 mil vidas em relação a 2018. Esse crescimento de vidas ainda não considera a aquisição da Prodent, a nona maior operadora de odontologia do País, concluída no fim de julho de 2019, e que estará incorporada na SulAmérica no 3º trimestre.

As receitas operacionais do segmento seguiram a mesma direção de crescimento e alcançaram R$ 4,2 bilhões no trimestre, 10,9% superiores no comparativo com o mesmo período de 2018. As carteiras de planos coletivos tiveram crescimento em todas as modalidades: odontológico (26%), PME (18%) e empresarial/adesão (9,3%).

A margem bruta do segmento apresentou uma melhora de 30,3% na comparação com o segundo trimestre de 2018, reflexo do aumento de receitas operacionais e um menor índice de sinistralidade no período, que foi de 81,8%, 1,0 p.p. melhor em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Já no acumulado do ano, o crescimento da margem bruta foi de 33,0% em relação aos seis primeiros meses de 2018, chegando a R$ 826,8 milhões, enquanto a sinistralidade ficou em 80,6%, representando uma melhora de 1,3 p.p. em comparação com o primeiro semestre de 2018.

No segmento de automóveis, as receitas operacionais totalizaram R$ 825,7 milhões, redução de 9,3% em relação ao segundo trimestre do ano passado, acompanhando um contexto de mercado de menor nível de risco, notadamente com a redução dos índices de roubo e furto de veículos nas principais regiões, refletida nos preços das apólices. O índice de sinistralidade do segmento ficou em 61,7% no segundo trimestre de 2019, 1,3 p.p. pior em relação ao mesmo período do ano anterior, impactado principalmente por maiores sinistros relacionados às fortes chuvas nas regiões de Rio de Janeiro e São Paulo no início do trimestre.

Nos primeiros seis meses do ano, no entanto, a sinistralidade ficou em 60,6%, melhora de 0,6 p.p. em relação ao primeiro semestre de 2018, refletindo novamente a estratégia de subscrição com foco em rentabilidade, aprimoramento dos novos modelos e ferramentas de precificação e constante adequação dos níveis de exposição ao risco. A frota segurada finalizou o primeiro semestre de 2019 com 1,6 milhão de veículos, 2,6% acima do número registrado em junho de 2018 – incorporação de 41 mil veículos.

No segmento de vida e acidentes pessoais, foram registradas receitas de R$ 130,9 milhões neste 2º trimestre, um aumento de 6,1%. Na sinistralidade desde segmento, foi registrada uma piora de 6,6 pontos percentuais, influenciada principalmente por uma maior severidade de sinistros. Já em previdência privada, as reservas cresceram 14,5%, atingindo R$ 7,5 bilhões, com destaque para o crescimento de 27,7% nas reservas da carteira VGBL.

A SulAmérica Investimentos, gestora de ativos da companhia, encerrou o segundo trimestre com o montante recorde de R$ 43,3 bilhões em ativos sob gestão, um aumento de 15,1% quando comparado com o mesmo período de 2018. Deste total, R$ 27 bilhões são recursos de terceiros, que foram os principais direcionadores deste aumento, com crescimento de 17,5% em relação a junho de 2018.

Destaca-se também o aumento de 49,4% em receitas operacionais e a melhora de mais de 50% na margem bruta do segmento, acompanhando principalmente maiores receitas com taxas de performance e de administração.

Ainda no segmento de gestão de ativos, a SulAmérica anunciou em maio o investimento na Órama, uma das pioneiras no segmento de plataformas de investimentos digitais no País. “Quando concluída, a transação representará o acesso da companhia a um segmento que apresenta crescente penetração no mercado financeiro brasileiro e considerável potencial de crescimento”, comenta Portella.

No segundo trimestre de 2019, o segmento de capitalização registrou receitas de R$ 15,4 milhões, aumento de 10,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do primeiro semestre, houve crescimento de receitas de 15,5%.

Em maio deste ano, a SulAmérica anunciou acordo para o desinvestimento da carteira de capitalização, assim como da participação minoritária na Caixa Capitalização, buscando adequar o portfólio aos segmentos com maior potencial de crescimento e vantagens competitivas para a companhia. Esta transação ainda aguarda aprovação dos órgãos competentes.

O desenvolvimento de iniciativas em inovação e transformação digital continuou em ritmo acelerado no segundo trimestre. Além da recente expansão do Médico em Casa, que permite agendar, pelo aplicativo SulAmérica Saúde, um atendimento médico em domicílio para crianças de até 12 anos e idosos a partir de 65 anos em 26 cidades brasileiras, a companhia lançou o Médico na Tela, por meio do qual pais ou responsáveis podem agendar videochamadas com pediatras para orientações de saúde.

O índice de despesas administrativas alcançou 8,1% no segundo trimestre de 2019, com melhora de 0,5 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado. Refletindo os ganhos em eficiência operacional, o índice combinado do trimestre alcançou 98,6%, apresentando uma melhora de 0,3 p.p., o melhor resultado para um segundo trimestre em mais de 10 anos.

“Nossos resultados operacionais e financeiros e a crescente satisfação de clientes e segurados continuam sendo motivo de orgulho, reforçando o longo e bem-sucedido histórico da SulAmérica. Estamos confiantes na capacidade da companhia para aproveitar um novo ciclo de desenvolvimento do País e as oportunidades a partir da manutenção de uma condição macroeconômica favorável, da expectativa de novos investimentos e principalmente do aumento do nível de emprego e da atividade econômica como um todo”, conclui Portella.

Fonte: (Redação – Investimentos e Notícias)