Banco Carrefour lança marketplace de seguros

Cerca de 15 seguradoras foram convidadas no início do ano para participar desta primeira etapa do projeto e três já foram selecionadas: Porto Seguro, Assurant e Previsul. Outras já devem entrar com produtos na plataforma ainda neste ano: MetLife, Zurich e Chubb, além da Cardif.

O Banco Carrefour, que priorizou a jornada digital como peça fundamental do plano de transformação do grupo e tem como meta assumir a liderança no e-commerce de alimentos no Brasil no médio prazo, almeja o mesmo em seguros. Anuncia nesta semana o lançamento de seu marketplace de seguros.

Quem está à frente deste projeto é Carlos Mauad, CEO do Banco Carrefour, que atuou anteriormente como diretor comercial da Smiles. “O mercado de seguro deve ganhar bastante tração com a revolução digital.

Vamos começar a testar a elasticidade do cliente ao preço e aos produtos e fazer as mudanças necessárias para sermos um dos principais playeres do mercado”, diz ele ao blog Sonho Seguro.

Para ter sucesso, Mauad sabe que é preciso investir na experiência do cliente. Vender algo que não seja aderente às necessidades ou demorar para atender o consumidor em um momento de perda são peças descartadas pelo executivo.

Seguros traz gorda rentabilidade e fideliza clientes, dois atributos que despertam a atenção das instituições financeiras e das redes de varejo que mergulham em projetos para comercializar produtos e serviços, como recentemente noticiaram BTG, XP, Inter, fintechs de crédito entre outros.

Segundo Mauad, o principal vetor do projeto é investir na disseminação da cultura de seguro. “Queremos conscientizar as pessoas da importância de ter uma proteção financeira e ofertar produtos e serviços que eles escolham de acordo com suas necessidades e usem. Os produtos são modulares e ele escolhe o que coloca na cesta. Para ele escolher, será empodeirado. Teremos um portal dedicado para educá-lo”.

O executivo explica que a plataforma é destinada a clientes e não clientes dos cartões Carrefour e Atacadão.

As vendas de seguros em lojas e pela central de atendimento continuam com exclusividade da seguradora francesa Cardif, que movimenta cerca de R$ 300 milhões anuais, com a oferta de cerca de uma dúzia de produtos.

Cerca de 15 seguradoras foram convidadas no início do ano para participar desta primeira etapa do projeto e três já foram selecionadas: Porto Seguro, Assurant e Previsul. As apólices ofertadas neste primeiro momento são eletroportáteis, acidentes pessoais e residencial.  “A medida que formos testando e ajustando a oferta à demanda, vamos incluir novas seguradoras ou mesmo a substituir parceiros, se for o caso, para que possamos entregar a melhor experiência para o cliente”, enfatiza o executivo.

Outras já devem entrar com produtos na plataforma ainda neste ano: MetLife, Zurich e Chubb, além da Cardif que apesar de ter a exclusividade nas vendas em lojas físicas e canais de atendimento, poderá participar do pool de companhias na plataforma digital.

“O marketplace conta com várias seguradoras, inclusive a Cardif, para que o cliente tenha opções diversas”, citou. Segundo ele, a criação da corretora de seguros e serviços do Banco Carrefour e a oferta de produtos de diversas seguradoras não afetam a venda de seguros nas operações atuais do Cartão Carrefour e do Cartão Atacadão, para as quais mantém contrato de exclusividade nos canais físicos com o BNP Paribas Cardif.

Todo o processo de contratação é 100% digital e realizado dentro da plataforma. Trata-se da primeira iniciativa do banco Carrefour em mercado aberto. A plataforma será acessada por um site separado do Banco Carrefour e disponível nas versões mobile e desktop. Todos os clientes receberão suporte por meio de um chat humano assistido nos ambientes logado e não logado, além da central de atendimento.

Os números do banco sinalizam o potencial de vendas para as seguradoras, que buscam dia a dia ampliar seus canais de distribuição onde clientes buscam proteção. São 8,2 milhões de cartões emitidos, com faturamento de R$ 7,8 bilhões no segundo trimestre deste ano.

Se considerarmos o primeiro semestre, são R$ 15 bilhões. “Temos informações de tudo o que o cliente compra e queremos promover, pela modelagem de dados, recomendações de que tipo de produto ele tem propensão de consumir. Se comprar pneu, é porque tem carro.

Uma oferta de seguro auto para ele significa uma boa prestação de serviço. Temos uma massa de informações grande para atrair o consumidor para a plataforma de forma correta”, enfatiza.

Segundo o CEO, o banco fez parceria com a startup Suthub para viabilizar a tecnologia necessária para conectar banco, seguradoras, corretor e clientes. “O marketplace será acessado por um site desenvolvido especialmente para estes serviços e os clientes terão suporte via chat humano, central de atendimento e URA”, conta.

Tecnologia – O Carrefour não é o primeiro cliente da Suthub. “Temos várias seguradoras e assistências, canais digitais e bancos digitais”, conta CEO Renato José Ferreira. A Suthub nasceu há 2 anos a partir de muitos anos de experiência prática de trabalho em TI, incluindo o setor de seguros, com o desafio de atender às oportunidades e demandas de mercado segurador.

“Diante dos pesados ciclos de vida de processos de TI e desenvolvimento das seguradoras, surgiu o conceito de plataforma ágil integradora de produtos de seguros e assistências com canais de distribuição online, permitindo distribuir online qualquer produto de seguro em qualquer canal ou segmento de mercado, desde a cotação até a cobrança e contratação online”, disse.

Segundo Ferreira, usando inteligência artificial e algoritmos, as ofertas de seguro são apresentadas a um consumidor específico por meio de um método fácil e amigável ao cliente, conectando a venda de um produto de seguro ao processo comercial de uma empresa parceira e principalmente, alinhado às necessidades do momento de vida do consumidor.

Ele afirma que todas as soluções de negócios de seguros da plataforma Suthub endereçam ao cumprimento e regulamentação da circular 294 da Susep, órgão que regula o mercado segurador, que dita as regras para as vendas de seguros por meios não presenciais. “Somos parceiros de grandes varejistas, prestadores de serviços, canais digitais, bancos, financeiras, distribuidores e corretoras de grande porte. O que nos permite sincronizar negócios entre nossos próprios parceiros, criando um verdadeiro ecossistema de negócios”.

Produtos – No portal do Carrefour tem diversos produtos vendidos em parceria com a seguradora francesa Cardif, sendo que boa parte deles inclui títulos de capitalização e auxílio funeral.

Entre os principais estão a fatura premiada, lar seguro, sorte grande, segurado premiado, proteção hospitalar, proteção dental dentre outros.

O Segurado Premiado, por exemplo, garante a segurança do Cartão Carrefour e evita despesas feitas indevidamente, como saque e compras sob coação e roubo em caixa eletrônico bem como roubo ou furto qualificado de bolsa.

Custa R$ 5,50 por mês e garante indenização de até R$ 10 mil, além de serviços com reembolso de táxi para ir até a delegacia fazer o Boletim de Ocorrência. É garantido pela Cardif.

O Proteção Hospitalar pode ser acionado em caso de internação (por acidente ou doença). O cliente recebe até R$ 300 por dia de internação. Não importa se o cliente tem ou não plano de saúde, o dinheiro da indenização é pago diretamente ao portador do cartão, explica as condições gerais da apólice. Inclui assistência funeral, com prestação de serviços de até R$ 3,3 mil.

O custo dos planos varia de R$ 9 a R$ 15 por mês. “Por mais R$ 1,00, estenda a cobertura para toda sua família”, informa o portal.

Dois seguros que garantiam o pagamento da conta do cartão em caso de desemprego, no limite de até R$ 1 mil do saldo devedor, estão com as vendas suspensas. Também eram garantidos pela seguradora Cardif. Segundo o CEO do banco Carrefour, os produtos vendidos em lojas e pela central também serão reformulados.

FONTE: Sonho Seguro