Investimento em tecnologia para veículos auxilia na redução de acidentes

No trânsito, a tecnologia pode ser um fator de distração para os condutores, passageiros e pedestres, aumento muito o risco de acidentes.

Mas apesar de pontos negativos, como uso de WhatsApp na direção e ao caminhar pelas ruas, uma organização sem fins lucrativos americana, a Consumer Reports, desenvolveu um estudo baseado em informações retiradas de cerca de 72 mil veículos e entrevistas com seus condutores, concluindo que, recursos avançados de assistência ao motorista têm auxiliado a ampliação da segurança de motoristas e passageiros.

Os ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems), são equipamentos tecnológicos que permitem que os veículos, por meio de câmeras, radares e sensores, façam classificações básicas e detectem objetos.

Dessa forma, o condutor é alertado em caso de condições perigosas para a direção. Os dispositivos também fazem o monitoramento em pontos cegos e assistência no momento da troca de faixas.

Cerca de 57% dos motoristas entrevistados afirmaram que os equipamentos os livraram de algum tipo de acidente, como colisões. Interessante, não é? Outro ponto destacado pelos entrevistados foi o aviso de ponto cego: cerca de 60% dos participantes alegaram que já evitaram choques graças a essa inovação.

Além disso, grande parte dos entrevistados mostrou-se satisfeito com os serviços de frenagem de emergência automática e também com o cruise control, sistema responsável por auxiliar o motorista a manter distância segura do veículo à frente.

Esse é mais um dos exemplos de que a tecnologia melhora o nosso dia a dia!

Fonte: Viver Seguro no Trânsito