Nova seguradora chega ao mercado com alta captação

Segundo matéria publicada pela Infomoney, dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) mostram que a previdência complementar aberta atual no Brasil gira em torno de R$ 870 bilhões, mas 90% dos planos de previdência privada se concentram nos grandes bancos. A XP Seguros chega para tentar mudar esse cenário.

A publicação mostra que em menos de dois meses de operação, a captação foi alta: mais de R$ 1 bilhão solicitados de portabilidade, sendo aproximadamente R$ 800 milhões já convertidos em reservas.

“O resultado foi possível graças também ao poder de distribuição do Grupo XP e a sinergia com as outras áreas, como tecnologia, operações, originação de fundos, entre outras”, afirma Roberto Teixeira, responsável pela XP Seguros.

O trabalho em equipe somado a um serviço totalmente on-line, com taxa zero de carregamento, tem um potencial significativo. Hoje, são 19 fundos disponíveis na plataforma e com R$ 5 mil já é possível investir por meio de seu assessor de investimento.

Mas para além dos bons resultados já apresentados, a seguradora tem como objetivo mudar a forma como o brasileiro se prepara para o futuro, baseado em três principais pilares: educação financeira, portfólio de produtos diferenciado e experiência do cliente.

O executivo destaca que outro diferencial é a perspectiva adotada pela seguradora. “É uma questão simples: as seguradoras de maneira geral deveriam trabalhar e desenvolver melhores serviços, afinal vende-se serviço ao cliente e não produtos.

Mas geralmente as empresas focam em portfólio e não na experiência do cliente. A XP Seguros vai focar na venda do pacote completo e não só no produto”, afirma Teixeira.

Com a reforma da Previdência para este ano, o assunto planejamento financeiro está sendo mais discutido. “No Brasil, não tem um produto fiscalmente mais eficiente do que a Previdência, mas o setor ainda é mal trabalhado e mal explorado.

Estamos aqui para mudar essa perspectiva e explicar os conceitos sobre a previdência para o brasileiro para desmistificar esse tipo de aplicação”, afirma Roberto Teixeira, responsável pela XP Seguros.

Em termos tributários, ele explica que a portabilidade entre planos é um diferencial na previdência. “É um produto para se ter por décadas.

Mas durante esse período é normal que o cliente queira realocar seu dinheiro em diferentes estratégias, conforme o cenário econômico ou momento de vida. O fato de não pagar IR a cada realocação, faz com que seus investimentos sejam maximizados ao longo do tempo”, diz.

Mas em outros tipos de investimentos, para fazer essa mudança de produto, a pessoa precisa resgatar o dinheiro para alocar em outra estratégia – o que inclui pagamento de imposto. Enquanto, que em planos de previdência essa realocação não tem custo algum. Ou seja, esse dinheiro fica no seu bolso rendendo.

E faz muita diferença. Para ter uma ideia, em uma estimativa simples feita pela seguradora, mostra que considerando o patamar atual de juros no Brasil, fazendo apenas 10 realocações em 25 anos de investimento a pessoa poderia ter 10% a mais de dinheiro simplesmente por não pagar esses impostos.

Atualmente, a XP Seguros, em termos de captação líquida no ano, já é uma das 10 maiores do país – com menos de dois meses de operação. “O nosso objetivo em termos de reserva é estar entre as 10 maiores seguradoras em previdência do país em dois anos.

O sonho é grande: queremos assessorar o cliente desde a primeira transação, até a fase de desacumulação, o acompanhando durante toda a vida”, finaliza Teixeira.

FONTE: CQCS | Sueli Santos