Chubb diz que seguro para falhas de engenheiros e arquitetos tem demanda mais resistente às retrações da economia

A Chubb, maior seguradora do mundo no ramo de propriedade e responsabilidade civil (RC), afirma que a cobertura de RC que cobre falhas profissionais de engenheiros e arquitetos tem se destacado no mercado por apresentar uma demanda mais resistente nos períodos em que o ritmo das transações econômicas diminui.

“Ainda que acompanhe as oscilações da economia, a procura continua sendo relevante nos períodos de retração, pois a atividade de engenharia e arquitetura é sempre necessária.

Além disso, eventuais danos decorrentes de uma falha profissional em ambos os ramos não costumam passar despercebidos e são invariavelmente reclamados por quem sofre o prejuízo”, diz Aleandro Brolo, Gerente da área de Financial Lines da Chubb.

O seguro de RC Profissional para engenheiros e arquitetos vem sendo comercializado no Brasil desde o início dos anos 2000. A Chubb, em especial, tem se sobressaído no setor em decorrência de sua especialização e experiência.

Em função desse perfil, a seguradora oferece diferenciais importantes no segmento, tal como a cobertura para eventuais falhas durante os serviços de construção. “O mercado, em geral, exclui essa garantia”, destaca Aleandro Brolo.

Nesse setor do seguro, a companhia tem ainda se diferenciado pela rapidez nas cotações e emissões das apólices, uma vez que o entendimento de cada demanda exige a análise de várias particularidades em termos de projeto e obra, em qualquer nível de complexidade.

Entre outros diferenciais percebidos pelo mercado, também estariam as apólices plurianuais para projetos mais longos e a capacidade de cobrir de forma automática riscos associados com serviços secundários prestados por terceiros, na modalidade OCIP – Owner Controller Insured Program.

Conforme Aleandro Brolo, entre os riscos mais frequentes que podem ser cobertos nesse ramo do seguro estão falhas não intencionais na realização de serviços de engenharia e ou arquitetura; elaboração de projetos, estudos de viabilidade, laudos e perícias; assessoria técnica, fiscalização e gerenciamento de projetos; manutenção de equipamentos complexos; construção e reforma.

FONTE: Revista Cobertura