ONU lança manual de segurança para motociclistas

Só no Brasil, os números de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas são alarmantes.

Apesar de representarem apenas 27% da frota nacional, essa categoria de veículos foi responsável por 75% das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT. O cenário brasileiro é apenas um exemplo de um problema mundial.

Tanto que as Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveram o documento “Segurança de veículos motorizados de duas e três rodas: um manual de segurança para gestores e profissionais da área”. Neste post, vamos dar alguns detalhes sobre essa iniciativa. Fique ligado!

A partir dos números de fabricação de motocicletas, que cresce anualmente em muitos países, inclusive no Brasil, a ONU percebeu que era preciso incentivar a criação de políticas públicas específicas para os motociclistas.

Foi então que nasceu o manual, produzido com o objetivo de atingir os locais onde os números de acidentes com motos, são altos. No Brasil, o governo paulista foi um dos primeiros a receber o documento, que foi produzido pela Agência de Saúde da ONU.

O material foi produzido para setores que tem como responsabilidade elaborar políticas de segurança viária. A partir da boa implementação das orientações do manual, o objetivo é atingir motociclistas, engenheiros, policiais, profissionais de saúde pública e educadores para prevenir e controlar a quantidade de acidentes envolvendo veículos de duas rodas que resultem em lesões.

Como o manual foi feito para os usuários desta categoria de veículos de todo o mundo, a ONU aconselha adaptações locais de acordo com a realidade da cidade, estado ou país.

O conteúdo do material fornece desde sugestões básicas de combate ao excesso de velocidade, utilização de itens de segurança e perigos da combinação de álcool e direção até questionamentos mais específicos como os riscos das lesões ocasionadas pelos acidentes envolvendo motos.

O manual em português foi lançado em janeiro deste ano e pode ser encontrado, de forma gratuita, clicando aqui. http://iris.paho.org/xmlui/handle/123456789/49695

É motociclista ou conhece alguém que é? Compartilhe esse material! Quem sabe você não ajuda a prevenir e diminuir acidentes no território brasileiro?

Fonte: Viver Seguro no Trânsito