Consumidores reclamam de lojas que empurram seguro para clientes

Matéria publicada na versão on-line do jornal “A Gazeta”, do Espírito Santo, destaca reportagem sobre venda casada praticada por lojas de varejo que oferecem cartão e até seguro.

A reportagem conta diversos casos de consumidores que tiveram valores incluídos na fatura do cartão sem que tivessem contratado seguro. Como o caso de Ulysses Barbosa Lima Valim que teve três seguros acrescentados na fatura do cartão de crédito.

“Não solicitei nenhum desses produtos e só percebi na hora de pagar”, disse ele que reclamou na loja e foi informado que não poderiam cancelar os serviços ou estornar o dinheiro pago. Ele recorreu ao Procon e ao site Reclame Aqui para resolver o problema.

A reportagem levantou que os produtos mais empurrados por vendedores aos consumidores são garantia estendida e seguros embutidos nas compras com cartão. A diretora do Procon-ES, Lana Lages, disse que deve ser respeitado o direito do consumidor de não comprar o que ele não quer.

A matéria cita ainda como produtos e serviços mais comuns que recebem reclamações estão os combos das empresas de telefonia e TV à cabo; cartões de crédito de instituições financeiras; seguros e assinaturas de revistas em empréstimos, garantia estendida na compra de eletrodomésticos, seguro em cartões, colégios que especificam onde os pais devem comprar uniformes ou o material escolar, concessionárias que exigem a compra do seguro na loja, entre outros.

“A maioria dos consumidores, por falta de conhecimento, não reclama ou percebe que foi vítima da prática. Há também quem descobre e consegue resolver na própria empresa, cancelando a compra”, disse a diretora do Procon-ES.

A matéria traz ainda dicas de atitudes que o consumidor pode ter como conferir o valor do produto, olhar a nota fiscal, recorrer aos órgãos de defesa do consumidor e até acionar a justiça.

FONTE: CQCS| Sueli Santos