O Corretor de Seguros sempre será um protagonista do setor

O cofundador e CEO do Digital Insurance Group, Ingo Weber, e o Diretor Executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros da Tokio Marine Seguradora, Adilson Lavrador, palestraram no 2º CQCS Insurtech & Inovação, nesta quarta-feira (12), em painel que abordou como demandas cada vez mais complexas e instantâneas exigem prontidão na tomada de decisão e a importância do Corretor na evolução do mercado.

A atividade foi mediada por Samy Hazan, membro do Conselho de Administração da Escola Nacional de Seguros (ENS) e professor dos cursos de Pós-Graduação e MBA em Seguros da FIA-USP e da FGV/SP e ENS.

Primeiro a falar, Lavrador apresentou as soluções digitais desenvolvidas pela Tokio Marine para ajudar o corretor de seguros em seu dia a dia e destacou que digital é mais que hardware e software.

“É uma nova forma de pensar e agir, que potencializa o valor através de melhor conectividade, automação, tomada de decisão e inovação, habilitando e influenciando a cultura e capacidades dos cidadãos, consumidores, colaboradores e instituições”, disse o executivo.

Ele enfatizou ainda que a prioridade da seguradora é empoderar os parceiros de negócios e lembro que a tecnologia está disponível para todos os corretores. “Corretor não é só um produtor, e sim um consultor. Seguro é um tema complexo e, por isso, os profissionais da categoria seguirão sendo muito importantes.

O cliente é do corretor, e não da seguradora. Nós entendemos e respeitamos isso, mas, quanto mais nós conhecemos o cliente, mais podemos ajudá-lo e qualificá-lo para os nossos parceiros”, ponderou.

Na sequência, foi a vez de Ingo Weber contar a sua experiência à frente do Digital Insurance Group e apresentar as ferramentas e serviços desenvolvidos pela empresa. “Os modelos anteriores de seguro estão perdendo espaço. Antigamente bancos e seguradoras tinham um produto e enfiavam o seguro goela abaixo. Hoje todo mundo briga pelos mesmos clientes”, analisou.

Na visão do empreendedor, para ter sucesso é preciso entender a jornada do cliente, qual a necessidade de cada um, descobrir onde ele está localizado e qual é a situação de vida dele. “Para, assim, oferecer seguros sem fricção”, afirmou.

O CEO do Digital Insurance Group disse que vê um papel crescente para o corretor, com apenas algumas alterações. “O corretor sabe o momento certo e qual é a oferta adequada para o segurado, por isso sempre será um protagonista do setor, agora, ele precisa entender que é preciso se atualizar e aproveitar as novas tecnologias, que proporcionam ótimas oportunidades”, concluiu.

FONTE: CQCS | Ivan Netto