Programa Motociclista Seguro engaja revendas de moto

As principais revendas de motos da região metropolitana de Porto Alegre já estão inseridas no Programa Motociclista Seguro, iniciativa da Prefeitura, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto do DetranRS, de acordo com o Programa Vida no Trânsito (PVT).

O ato oficial de adesão ao programa, com apoio do Instituto Sobremotos, aconteceu na noite desta terça-feira, 28, no espaço da UniRitter do Shopping Iguatemi, com a presença de autoridades do município, Estado, e do público aficcionado por motos.

Com a adesão ao programa, as revendas realizarão, junto aos seus públicos, iniciativas de conscientização, prevenção e promoção de segurança no trânsito, com a distribuição de material educativo, exposição de vídeos por uma circulação com menos riscos, colocação de banners em seus espaços físicos, entre outras ações com apoio do Poder Público através do Programa Vida no Trânsito. As revendas terão suas identidades visuais divulgadas como empresas participantes no programa.

Em seu pronunciamento, o secretário extraordinário da mobilidade urbana de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello, destacou a importância da parceria: “As concessionárias de motos representam a porta de entrada para os novos condutores no trânsito, além dos contatos no dia a dia com este segmento de público. A adesão ao programa irá reforçar esta missão, que é de todos nós, de prevenir acidentes, de trabalhar pela vida”, observa.

O diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen, lembrou o trabalho desenvolvido pelos técnicos do Programa Vida no Trânsito: “É um trabalho consistente, de longo tempo, em busca do perfil da acidentalidade no trânsito. O envolvimento das revendas de motos dará consistência ao Programa Motociclista Seguro e, certamente, com resultados que levarão à preservação de muitas vidas”, salienta

O secretário municipal da saúde, Pablo Stürmer, também reforçou a importância do programa: “É uma iniciativa pela vida, baseada em informações consistentes sobre as questões da acidentalidade. A partir de dados técnicos, todos nós devemos assumir as nossas responsabilidades”, salienta.

Marcelo Soletti, diretor-geral adjunto do DetranRS, lembrou que, até bem pouco tempo, os motociclistas ocupavam 50% dos leitos do HPS: “Mesmo com um número elevado de acidentes, muitos graves, está acontecendo uma redução de mortes. É resultado de um trabalho conjunto dos órgãos públicos e da sociedade em geral, onde o Programa Vida no Trânsito tem papel destacado neste contexto”.

Motociclista há 18 anos, Gisele Flores, do Instituto Sobremotos, destacou o envolvimento das revendas. “É uma clara demonstração da preocupação que todos temos por um trânsito mais seguro, com menos riscos de acidentes”. Representante da TriumphEdisa, Jaime Nazário Rodrigues afirmou que a iniciativa irá resultar em uma conscientização maior por um trânsito mais seguro.

Estatística – Karla Livi, do PVT, apresentou dados estatísticos envolvendo a acidentalidade com motos: “De acordo com o Programa Vida no Trânsito, os motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito em Porto Alegre. Representam aproximadamente 50% dos feridos e 35% das vítimas fatais.

O perfil dos motociclistas acidentados é predominantemente do sexo masculino (92%) e de jovens entre 18 e 34 anos (66%). Pelo menos dois em cada dez motociclistas de Porto Alegre sofrem acidentes de trânsito na capital no período de um ano. ”

O termo der adesão foi assinado por representantes das seguintes revendas: Jaime Nazário Rodrigues, da TriumphEdisa; Mauri Vianei Cervo, da KTM/Dafra; Luisander Costa Soares, da Via Porto Honda; Eron Maio, da Iesa Harley-Davidson; Fabrício Muller Ferlauto, da Iesa BMW; Lucas Ramos, da Green Point Kawasaki; Gustavo Duarte Bestetti, da Ducati; Ideraldo Luis Silva, da Valecross Honda; Jonathas Zanon Dias, da Turbo Moto; e Rogério Schroeder, da Motoryama Yamaha.

Texto de: Claudio Furtado_EPTC  I  Edição de: Taís Dimer Dihl

Fonte: DetranRS