Especialista alerta sobre a necessidade da fiscalização permanente

Para Júlio Matias, o incumprimento da subscrição deste seguro de carácter obrigatório não é um problema isolado, mas sim conjuntural.

O Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel (SORCA) não é uma realidade em Angola.

As autoridades estão aquém de uma verdadeira fiscalização, considerou o especialista em seguros e diretor Comercial da Confiança Seguros.

Para Júlio Matias, as autoridades devem proceder a uma fiscalização mais acentuada e regular de modos a diminuir as assimetrias entre aqueles automobilistas que verdadeiramente pagam e aqueles que não cumprem com as suas obrigações.

“Não sabemos, ao certo, as verdadeiras razões de as autoridades deixarem de fiscalizar de forma permanente este seguro, porque este facto encoraja a condução ilegal e deixa de regular aqueles que se furtam em subscrever as apólices de seguro automóvel”, disse.

Júlio Matias nota igualmente que o fraco índice de educação financeira existente no País, a má qualidade dos serviços prestados por algumas seguradoras, os inúmeros encargos diários dos cidadãos e outros fatores de índole económica e financeira, contribuem para o afastamento na subscrição deste seguro e outros serviços afins.

Fonte: MERCADO (liberação de imprensa)