Rubens Oliboni – Diretor Vice-Presidente do SINDSEGRS

Com o objetivo de mostrar um pouco mais de quem são as pessoas por trás da Diretoria do Sindicato, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, o SINDSEGRS preparou uma série de perfis de seus diretores.

Toda semana compartilharemos na nossa newsletter um pouco da história desses profissionais que dedicam parte de seu tempo ao trabalho em prol da Entidade e do Mercado.

Começamos com: Rubens Oliboni – Diretor Vice-Presidente do SINDSEGRS.

Natural de Vacaria (RS), Rubens Oliboni não tinha pretensão de trabalhar com seguros quando se mudou para a Capital para estudar. “Cheguei em Porto Alegre no dia 16 de outubro e iniciei no mercado segurador um dia depois.

O objetivo inicial era buscar uma graduação e o trabalho na seguradora era a fonte de receita para custear as despesas. Em poucos meses percebi que tinha entrado em um mercado de grandes desafios e que poderia ser o meu futuro, o que realmente aconteceu.

A graduação veio e, junto com o tempo transcorrido, o gosto pela proteção do patrimônio e da vida das pessoas”, explica. Oliboni é bacharel em Ciências Contábeis e possui MBA em Gestão de Pessoas.

Sua carreira começou na antiga Bamerindus Seguros, onde desempenhou as funções de Gerente Técnico e Gerente de Operações. Em 1992 assumiu a função de Gerente Comercial, seu primeiro contato com a área de vendas de uma seguradora. “Como todo jovem que inicia em uma atividade, tive muitas influências daqueles que já trilhavam o caminho do seguro.

Tive a sorte de trabalhar com pessoas que me ensinaram muito sobre gestão e relacionamentos comerciais. Como forma de homenagear a todos que me ajudaram, destaco meu primeiro gestor, meu amigo, Nelson Reis de Oliveira. Foi com ele que aprendi tudo o que sei sobre as particularidades do seguro e sobre a importância de uma venda bem feita”, recorda.

Na HSBC Seguros, Oliboni passou pelo Nordeste, Goiás e Minas Gerais como Gerente Comercial, se estabelecendo em Curitiba de 2001 a 2005 como Diretor de Operações.

Em 2006, trocou a HSBC pela HDI Seguros, também em Curitiba. Retornou a Porto Alegre em 2016 para substituir Júlio Cesar Rosa como Diretor Regional, período em que começou a participar das atividades desenvolvidas pelo SINDSEGRS.

“O Sindicato tem uma função primordial, que é a de aglutinar as seguradoras na defesa dos seus interesses e dos interesses de todos aqueles que militam no mercado.

Com tão nobre missão, poder participar e trabalhar junto com os parceiros da diretoria e com a presidência é sempre uma honra muito grande”, ressalta.

A HDI Seguros é uma seguradora que nasceu no ramo de seguro de automóveis e ainda tem nesse segmento seu principal negócio. “Contudo, até isso tem mudado com grande velocidade e operar em um único ramo já não faz mais sentido.

Apesar de ser o segmento mais tradicional, não só no mercado gaúcho mas como em todo o país, outras necessidades dos consumidores e dos próprios corretores tem exigido dos seguradores mais atenção em outros ramos, especialmente de proteção patrimonial e vida”, explica.

Oliboni acredita que o mercado segurador tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, especialmente no que tange às novas tecnologias. Esta nova realidade faz com que seja necessário que os profissionais ligados à atividade se atualizem constantemente e estejam atentos a todas novidades que surgem a cada momento.

“Não é uma questão de tempo, essa exigência já chegou e foi trazida pela própria disseminação da cultura de proteção, com clientes muito mais exigentes e mais conectados com o mundo tecnológico.

Os negócios que fazíamos há tempos passados e que eram todos realizados com papel e caneta e negociados com os fundadores das empresas, hoje são preparados e concluídos a distância e negociados com a segunda ou até mesmo terceira geração de administradores, muito mais antenados e conectados às novas tecnologias.

Toda a cadeia produtiva do mercado segurador precisa acompanhar essa evolução, que levará “de arrasto” aqueles menos avisados ou relutantes à modernidade”, acredita.

Quando não está envolvido nas atividades do mercado, Oliboni gosta de passar o tempo com a família. Entre as atividades físicas favoritas está a prática de tênis. “Também gosto de ler muito, de preferência os grandes filósofos e sábios da antiguidade”, conclui.