Balada Segura aposta na integração entre prefeituras conveniadas e Centros de Formação de Condutores

Diza Gonzaga, diretora institucional, traçou o histórico da Balada Segura e projetou evoluções para o programa – Foto: Divulgação DetranRS.

O DetranRS promoveu, na sexta-feira (24), o encontro “Balada Segura: no caminho da evolução”, voltado aos representantes dos 34 municípios conveniados ao programa de combate à alcoolemia no trânsito.

Diretores de ensino dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) dessas cidades também participaram do evento, que aconteceu no auditório da Secretaria da Segurança Pública, em Porto Alegre.

Na solenidade de abertura, esteve presente o vice-governador e secretário da segurança pública, Ranolfo Vieira Júnior, que enfatizou a trajetória de sucesso da Balada Segura e a sinergia entre os órgãos envolvidos.

Diza Gonzaga, diretora institucional e promotora do evento, pontuou possibilidades de avanço para a Balada Segura, como a integração entre as forças de fiscalização municipais e os CFCs. “A importância social da Balada Segura e a desconstrução da cultura de beber e dirigir devem estar fortemente presentes desde a formação do condutor.

Por isso, o objetivo do programa só será atingido de forma genuína se trabalharmos o tema desde a base, e de forma integrada”, salientou.

Outro flanco de atuação que deverá ser explorado para trazer avanços ao programa, na visão da diretora, é a expansão da atuação dos agentes do DetranRS para o interior do Estado. “Nossa intenção é que haja a integração entre os nossos servidores e as equipes municipais, para além da Capital, o que será importante para revigorar a influência da Balada Segura no âmbito dos demais municípios”, assegurou.

Em tom de chamamento, Diza reforçou que o objetivo incessante de todos os envolvidos na Balada Segura deve ser o índice zero de flagrantes, “dentro de um contexto de plena transformação cultural e comportamental na sociedade gaúcha, algo que vem sendo construído ao longo desses oito anos de programa, como já mostram os dados estatísticos e diversas pesquisas”.

Técnicos do DetranRS também falaram ao público. A chefe de fiscalização de trânsito da Autarquia, Ana Lúcia Jodelis, situou os presentes em relação ao estágio atual do programa.

Ana sublinhou a trajetória de crescimento da Balada Segura, “cujos números vêm aumentando progressivamente ano após ano, com mais de meio milhão de abordagens registradas de 2011 a 2018”. Também ressaltou a redução no índice de flagrantes e recusas, o que representa um indicativo de mudança de comportamento.

Na mesma linha, o agente Eduardo Prochnow, que coordena uma das equipes de fiscalização do DetranRS em Porto Alegre, realizou um testemunho sobre a maior aceitação social da Balada Segura depois de oito anos de presença nas noites e madrugadas. “Pouco a pouco as pessoas têm modificado a sua postura.

Antes, muitos condutores flagrados no bafômetro adotavam uma postura de enfrentamento, mas hoje predomina uma espécie de constrangimento, porque as pessoas já têm consciência de que beber e dirigir é um erro”.

Uma das explicações para a aceitação social da Balada Segura foi trazida pela publicitária e doutoranda Alana Lacerda, da Assessoria de Comunicação Social do DetranRS: “A cultura da abordagem cidadã por parte dos agentes, desde a implantação da Balada Segura, desconstrói a imagem de truculência do fiscal de trânsito e contribui para a longevidade e credibilidade do programa”, afirmou.

A chefe da Escola Pública de Trânsito do DetranRS, Carla Badaraco, conclamou os CFCs e os municípios para uma atuação sinérgica, com o tema bebida x direção sendo trabalhado de maneira transversal junto à sociedade. Acrescentou que “a educação precede tudo, inclusive no Código de Trânsito Brasileiro, que antes de falar sobre habilitação, fiscalização e punição, fala em educação. A conscientização verdadeira deve ser fomentada desde cedo, em um exercício de cidadania”.

Na sequência, o responsável pela Assessoria de Comunicação Social do DetranRS, Eduardo Manica, apresentou uma prévia da próxima campanha publicitária da Balada Segura, que vai ao ar nesta semana.

“A linha de comunicação empregada nas campanhas da Balada Segura busca uma aproximação com o público jovem, em tom de desprendimento e diálogo, afastando-se do caráter paternalista, que muitas vezes gera um indesejável ‘efeito rebote’”, sustentou.

No encerramento do evento, Diza Gonzaga ressaltou a disposição da Diretoria Institucional do DetranRS em intensificar a realização deste tipo de encontro para fortalecer os laços e o ampliar o senso de unidade em torno da Balada Segura.

FONTE: DetranRS