Ministra Teresa Cristina anuncia aumento de verba para seguro agrícola

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Teresa Cristina, ratificou o seu anúncio de que no novo plano safra, a ser lançado em 12 de junho deste ano, será destinado R$ 1 bilhão para o seguro rural.

Mais que o dobro dos R$ 440 milhões deste ano. Com isto ela espera que, com menos riscos nas operações, os bancos privados possam oferecer mais crédito agrícola a juros menores, contribuindo para melhorar o financiamento para o agronegócio brasileiro, que responde por quase 50% das exportações e 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Para Everton Todescatto, gerente nacional de Seguro Agro, da Sancor Seguros, uma das líderes do segmento no Brasil, o instrumento Seguro Rural é uma importante ferramenta para auxiliar o produtor rural em situações de prejuízos decorrentes de fatores de causa climática.

“O aumento dos recursos é positivo e fundamental. Ele nos possibilitará que um número maior de produtores tenham acesso à compra de seguros. Isso significa precaução para o produtor que tem seu escritório a céu aberto”, afirma, acrescentando que isto permitirá que eles protejam seu patrimônio sem necessidade de retirar recursos do seu capital principal, caso ocorra algum sinistro, ou que ainda tenha condições de recuperação em uma próxima safra.

Fonte: Segs.