Como Evitar Doenças Típicas de Inverno: Dicas Úteis Para Prevenção

O inverno é a estação do ano mais bonita, segundo alguns dizem, pois dá as pessoas um sentimento de alegria, além de torna-las mais elegantes no modo de vestir. No entanto, esta é apenas uma face dessa estação, pois o inverno também é sinônimo de chuva, tempo frio, e as inevitáveis doenças que decorrem das baixas temperaturas e exposição à umidade. Nesse artigo veremos como evitar as enfermidades típicas do inverno com dicas úteis para preveni-las.

Problemas Comuns Que Aparecem no Inverno

Alguns dos problemas mais comuns que aparecem na estação do inverno incluem a asma, a tosse, resfriado, catarro, seio facial com secreção, febre ou temperatura corporal elevada, artrite e vários tipos de alergias.

Como se isso não fosse suficiente, a pessoa quando exposta aos ventos frios e secos típicos do inverno, tem rapidamente sua pele transformada em pele seca, os lábios rachados e os cabelos quebradiços.

Segundo especialistas, a maioria das doenças de inverno está relacionada ao sistema do trato respiratório superior, por isso torna-se essencial a pessoa se cuidar e manter-se bem aquecida, para ficar saudável durante essa estação do ano.

Especialmente os mais idosos que vivem nas regiões mais frias, com a chegada do inverno aumentam as más condições relacionadas à idade, agravando seus problemas de saúde, como artrite, restringindo seus movimentos, trazendo sofrimento e dor.

O inverno é também um momento particularmente difícil para os pacientes portadores de asma. As crianças são outro grupo vulnerável, pois nos primeiros anos de formação de seu organismo, a mudança de estação traz em repetidas crises de gripe, resfriado e febre.

Confira As Dicas

Dentre as doenças mais comuns do inverno estão o resfriado e a gripe, que são muito desagradáveis e deixam o paciente se sentindo mal por vários dias. De acordo com especialistas, a gripe pode durar entre sete e 10 dias e deixar a pessoa debilitada, pois nessa doença uma tosse seca e persistente é muitas vezes um dos últimos sintomas a desparecer.

O resfriado é outra doença que ataca todas as idades, cor, raça, sendo que as crianças são especialmente mais vulneráveis a ele. À medida que as crianças crescem, elas desenvolvem uma resistência natural a mais tipos de vírus do resfriado.

Os principais sinais clínicos do dessa doença começa com uma irritação na garganta, como se estivesse arranhando, dor muscular, dor de cabeça, gotejamento do nariz, diminuição do apetite e espirros. Esses sintomas se intensificam ao longo dos próximos dois dias, com o aparecimento de dor de garganta e coriza.

A maioria dos médicos é unânime em afirmar que não há remédio para um resfriado. Os problemas de sinusite e catarro também são agravados no tempo frio do inverno. A sinusite ocorre quando as infecções nasais deslocam-se para dentro das cavidades dos seios da face, devido à exposição constante às bactérias e vírus.

Razões Para o Aumento de Doenças No Inverno

Há muitas razões para o aumento da incidência de doenças no inverno. Em primeiro lugar é a exposição repentina a ventos frios, o que provoca a redução do fluxo de sangue para o trato respiratório superior, afetando dessa forma, o mecanismo de defesa normal, tornando uma pessoa propensa a várias infecções do sistema respiratório superior e inferior.

Há um maior aumento nos tipos de infecção viral nos dias frios do inverno. As pessoas ficam em sua grande maioria, confinadas em suas casas e como essas doenças são contagiosas, elas correm um risco maior de transmissão.

Para evitar esses problemas, as pessoas devem usar combustíveis para aquecimento que respeitem o ambiente como eletricidade e gás natural, e seus quartos devem ser bem ventilados, e a súbita exposição ao frio deve ser evitada.

Como a maioria dessas doenças são contagiosas, há a necessidade de lavar bem as mãos em intervalos regulares, e as pessoas infectadas devem evitar apertar as mãos de outras pessoas.

Como Prevenir Enfermidades Na Temporada de Inverno

As várias dicas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico dos seres humanos na estação do inverno, afirmam que eles devem evitar tomar antibióticos desnecessários, pois eles podem causar infecções ainda mais difíceis no futuro.

Medidas simples como beber bastantes líquidos para evitar a desidratação, ajudam o sistema imunológico a funcionar corretamente; aquecer-se bem com roupas apropriadas para o frio; manter o quarto de dormir com uma temperatura agradável, e garantir a ventilação adequada, são alguns dos fatores recomendados para enfrentar bem a temporada de inverno, prevenindo possíveis doenças relacionadas com o frio.

Cuide – Se

Alguns especialistas recomendam um maior consumo de iogurte, pois esse alimento contém algumas bactérias benéficas que podem ajudar a prevenir os resfriados.

Alimentação que contenha zinco também é recomendada, porque as crianças e os adultos que estão com deficiência de desse mineral no seu organismo ficam mais propensos a pegar mais infecções no inverno do que os indivíduos adultos.

Com apenas um pouco de cuidado, as pessoas podem evitar as doenças de inverno e realmente desfrutar dessa temporada de frio, na qual em alguns lugares chega até a nevar, que encantam as pessoas do mundo inteiro, que podem se aconchegar no sofá se suas salas, se cobrirem com mantas ou xales para aquecê-los, enquanto assistem à televisão e tomam alguma deliciosa bebida quente.

Como Prevenir a Doença Pulmonar no Inverno

As doenças pulmonares podem afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas afetadas. Por isso é recomendado tomar cuidado para proteger os pulmões e evitar hábitos e perigosos, que são conhecidos por aumentar o risco de desenvolver doenças pulmonares, entre alguns estão:

  1. A pessoa deve parar de fumar, pois o tabagismo é um importante fator de risco para vários tipos de doenças pulmonares, como bronquite, câncer de pulmão e enfisema. O risco de desenvolver doenças pulmonares aumenta com a duração do hábito de fumar, pois quando mais a pessoa fumar mais provável que ela possa obter doenças pulmonares, especialmente o câncer de pulmão. Alguns estudos científicos têm demonstrado que parar de fumar, mesmo depois de anos pode reduzir o risco de doenças pulmonares.
  2. Evitar a exposição aos poluentes atmosféricos, sempre que possível, tanto nos interiores dos lugares (Fumaça do cigarro), como nos exteriores (Fumaça e poluição ambiental). O tabagismo é um dos principais poluentes em casa. A pessoa não deve permitir que ninguém fume em sua casa, especialmente se ela tiver filhos. É importante ressaltar que o tabagismo passivo também aumenta o risco para as mesmas doenças pulmonares que afetam as pessoas que fumam.

Fonte: R7 Doenças