DetranRS recebe diretor do Denatran

DetranRS esteve representado pelos diretores Enio Bacci, Marcelo Soletti, Diza Gonzaga e Fábio Santos – Foto: Divulgação DetranRS

A direção do Detran gaúcho esteve reunida, na tarde desta sexta-feira (17), com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) Jerry Adriane Dias Rodrigues para tratar da pauta das placas do Mercosul.

Uma das propostas trazidas pelo Denatran é a de se manter a obrigatoriedade da nova placa somente para os novos emplacamentos e em caso de perda ou avaria. O órgão está ouvindo os Detrans e deve bater o martelo sobre a questão em reunião do Conselho Nacional de Trânsito no mês de junho.

O diretor-geral do DetranRS Enio Bacci levantou a principal preocupação da Autarquia, que era a manutenção dos dois sistemas em paralelo, já que não existe mais a fabricação da placa cinza no Rio Grande do Sul, mas a tendência é pela prevalência da placa padrão Mercosul.

Jerry Adriane manifestou sua intenção de aproximar a relação com os Detrans e com as entidades relacionadas ao trânsito. “A ideia é verificar onde estão as barreiras para ver o que se pode fazer para avançar.

O Denatran não pode criar regras que vão causar dificuldades para os Detrans, não pode tomar decisões sem ouvir os Detrans”.

Além da placa do Mercosul, o DetranRS também levantou a pauta da regulamentação do drogômetro, da obrigatoriedade dos simuladores e da reciclagem preventiva para motoristas profissionais das categorias C, D e E.

Foram discutidas, ainda, a questão do aumento da pontuação para suspensão da CNH e o sistema de notificação eletrônica.

FONTE: DetranRS