9º Simpósio Paranaense de Seguros supera expectativas

Nos dias 16 e 17 de maio, em Curitiba, acontece o 9º Simpósio Paranaense de Seguros. Evento que congrega corretores e seguradoras em um mesmo ambiente para discutir inovação e colaboração no atual mercado de seguros.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Wilson Pereira, presidente do Sincor/PR; Robert Bittar, presidente da Escola Nacional de Seguros; e João Gilberto Possiede, presidente do SindSeg-PR/MS.

Em seguida, o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, realizou uma palestra-âncora com o tema: “Aspectos da realidade brasileiras e algumas tendências”

O presidente do Sincor-PR, Wilson Pereira, disse que o momento é de transformação. “Os corretores e seguradoras devem se ajudar. Seguradora e corretora devem ser parceiros e colaborativos também na solução dos problemas. Temos que ter uma facilidade no atendimento nas seguradoras. O momento que passa o país tem muita coisa boa que vem pela frente”, afirmou.

Dando seguimento, o talkshow “O que os líderes têm a dizer aos Corretores de Seguros”, contou com autoridades e personalidades do mercado de seguros, como Wilson Pereira, presidente do Sincor/PR; Robert Bittar, presidente da Escola Nacional de Seguros e vice-presidente da fenacor; José Antonio de Castro, primeiro vice-presidente do SIncor/PR; João Gilberto Possiede, presidente do SindSeg-PR/MS; Murilo Riedel, CEO da HDI Seguros; Fernando Grossi, diretor comercial da Sompo Seguros; e Rivaldo Leite, diretor executivo de produção da Porto Seguro; Leonardo Freitas, diretor comercial da Bradesco Seguros; Luiz Eduardo Assis, presidente da Fator Seguradora; Ricardo Iglesias presidente da Centauro-ON; e Leandro Poretti, presidente da Sancor.

Nesse painel, Fernando Grossi, Diretor Comercial da Sompo Seguros destacou a importância do corretor de seguros. “O corretor é uma figura importante. O mercado tem 40% dos corretores na região sul que vem crescendo. É importante que os corretores entendam como os clientes estão atingindo esse momento de transformação do mercado. Entendo que os corretores precisam buscar parceiras com as seguradoras”. Ele ressaltou ainda a diversidade de produtos e como ter a fidelidade dos clientes.

Leandro Poretti, Presidente da Sancor, destacou o desempenho da Sancor. “Estamos usando o compartilhamento de dados de forma conjunta com o corretor para fazer cross-selling”, revelou.

Leonardo Freitas, Diretor Comercial da Bradesco Seguros, disse que “o mercado está mudando muito e isso passa pela mudança de comportamento do consumidor”.  Ele fez uma análise sucinta sobre produtos que ganharam destaque justamente por conta do comportamento do consumidor. “Essa mudança também passa pela análise dos millenials.

Como eles vão comprar seguro? Eles são totalmente digitais. Quem é esse novo consumidor? ”, questionou. Ele disse que o maior desafio para o corretor de seguros é tirar o foco do produto e dimensionar para o cliente.

Luiz Eduardo Assis, Presidente da Fator Seguradora, falou dos desafios do corretor. “Estamos vivendo uma revolução tecnológica. Com a digitalização, a desintermediação é inevitável”, disse.

Ele comentou sobre a história de corretoras de valores imobiliários que resistiram às inovações tecnológicas e que tiveram problemas e outras que aceitaram e tiraram o melhor proveito. “Como enfrentar a inevitabilidade da desintermediação? Abraçando a tecnologia e fazendo dela um aliado”, opinou.

Murilo Riedel, CEO da HDI, falou sobre frota de veículos e seguro auto. “ Hoje temos um cenário ruim porque o Brasil é um mercado de casco. A frota de veículos novos tem caído.

A frota envelheceu e o consumidor não tem interesse em proteger esse veículo velho”, disse. Riedel disse as vendas de veículos para pessoas físicas continuam fracas. “Continuamos preocupados”, afirmou.

Ricardo Teixeira, Presidente da Centauro-On. “Do segmento de vida, acho que lançar produto vai estar na agenda”, destacou. Ele disse ser preciso trabalhar a educação. “Nosso consumidor tem mais informação hoje do que no passado. Precisamos entender o que o cliente precisa”, ressaltou.

Rivaldo Leite, Diretor de Produção da Porto Seguro, “cada vez mais vemos o mercado com uma diversificação maior de produtos. A mobilidade está mexendo com o mercado e o mercado de seguros está aprendendo a lidar com isso”, afirmou.

Robert Bittar, Presidente da Escola Nacional de Seguros e Vice-presidente da Fenacor, falou sobre seguros marginais. “Estamos assistindo essas associações avançarem em outros ramos de seguros. A garantia já é um mar aberto para elas. A categoria cobra sobre o que as instituições estão fazendo”, afirmou.

João Possiede, Presidente do Conselho de Administração da Junto Seguros, destacou o crescimento do mercado. “Acho que ainda temos que melhorar. O mercado brasileiro está longe de ter o faturamento que poderia ter. temos que trabalhar na conquista dos clientes”, ressaltou.

Após o almoço, aconteceram dois painéis. O primeiro contou com José Felipe Carneiro, cofundador da cervejaria Wals falou sobre “Crescimento Disruptivo” e o segundo painel ficou por conta da advogada Gabriela Glitz, que abordou o tema: “Lei Geral de Proteção de Dados”.

Ainda na parte da tarde, Marco Mendes da AON palestrou sobre Cyber Risk e como o seguro está ligado a isso. O Sincor-PR também programou um evento paralelo ao Simpósio, as Oficinas de Conhecimento, para tratar de temas específicos.

No final da tarde, aconteceu a abertura da feira e em seguida um coquetel de lançamento do Brasesul 2020, com os representantes do Sincor Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E para encerrar os participantes puderam encontrar amigos nos estandes, fazer networking e assistir o show da banda In Jazz Show Sam B.

A corretora Josiane Streit Vieira, da Lojacorr disse já ter participado quase todos os anos do evento. “A cada ano melhor e com novas surpresas é muito importante para nós”, disse. Ela ainda destacou que a HDI é uma das melhores seguradoras do mercado. “É uma seguradora idônea, responsável, atendimento impecável no sinistro”, ressaltou.

Para José Ramil Poppi, da Ben Hur corretora de seguros de Maringá, é muito importante a participação dos corretores. “Muitas vezes sabemos da necessidade de mudar e inovar e é nesses momentos que despertamos para a necessidade”, destacou.

FONTE: CQCS