Ortopedistas dão dicas de como evitar lesões durante uso de patinetes elétricos

No fim de semana, muitos brasileiros aproveitam para passear com os mais novos meios de transporte compartilhado; porém, existe risco de acidentes.

Patinetes elétricos podem causar graves acidentes, alertam ortopedistas.

Os patinetes elétricos já ganharam os brasileiros. É comum ver estes aparelhos sendo usados para uma locomoção mais rápida em diversas cidades. Apesar de não parecer perigoso, o uso deste tipo de meio de transporte sem equipamentos de segurança pode provocar lesões sérias aos usuários.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estudou a gravidade dos machucados mais comuns em pacientes atendidos nas emergências de dois hospitais da cidade após sofrerem acidentes com o patinete elétrico.

“Andar com este tipo de veículo é tão arriscado quanto andar de bicicleta. Por isso, é preciso usar equipamentos de segurança. A imprudência é outro fator que precisa ser observado.

Muitas vezes vemos pessoas andando com o patinete entre os carros e em cima da calçada, o que aumenta as chances de um acidente”, diz o ortopedista Maurício Marteleto, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedistas e Traumatologistas (SBOT).

No estudo foram analisados 249 prontuários, nos quais foram observados que as fraturas mais frequentes eram traumas na cabeça (40,2%), fraturas (31,7%) e contusões, entorses e lacerações (feridas abertas) sem fratura ou machucado no crânio (27,7%).

A maioria dos pacientes (94%) recebeu alta da emergência no mesmo dia. Dos 15 restantes, dois apresentaram lesões graves e foram internados na unidade de terapia intensiva (UTI).

“Por causa do tipo de equipamento, é muito comum as lesões nos membros superiores, porque as pessoas caem e usam a mão para se proteger. Os usuários devem tomar cuidado para não passar em buracos, pois o risco de queda é grande”, alerta o ortopedista Marcello Serrão.

Pessoas que não possuem muito reflexo para reagir a uma possível queda correm o risco ainda maior de bater com a cabeça no chão.

“Os traumas nos membros superiores são possíveis de serem tratados e curados. Mas os traumatismos cranianos são um tipo de lesão bem grave e podem até causar uma morte”, finaliza o ortopedista Rafael da Rocha Macedo.

Saiba como se proteger:

Capacete – Protege a região da cabeça e é essencial para evitar traumatismos cranianos

Cotoveleira – Dá proteção aos cotovelos e diminui as chances de fratura nos braços

Munhequeira – Reforça os pulsos e diminui os riscos de fraturas na região, bem comuns em usuários de patinetes elétricos

Joelheira – Reduz as chances de machucados nos membros inferiores

Não descer ladeira – A aceleração na descida de uma ladeira aumenta a chance de desequilíbrios e quedas

Desviar de buracos – Por conta do tamanho das rodinhas, as chances de cair ao passar em buracos é muito grande: tente evitá-los.

Fonte: Saúde – iG @ https://saude.ig.com.br/2019-04-12/ortopedistas-dao-dicas-de-como-evitar-lesoes-durante-uso-de-patinetes-eletricos.html